Houve troca de óleo usado por produtos e coleta de embalagens de agrotóxico
As ações programadas para a comemoração da Semana do Meio Ambiente 2019 contaram com boa participação popular. As palestras realizadas, todas focadas no meio ambiente, e que aconteceram no período noturno no Mercado Cultural, foram acompanhadas por alunos do ensino médio, universitários, educadores e produtores rurais.
Óleo usado
As campanhas ambientais realizadas nas escolas, como a troca do óleo de cozinha usado, por produtos de limpeza, que na EMEB São Judas Tadeu totalizou 150 litros foram um sucesso.
Lixo eletrônico
As escolas ainda servem como pontos para o recebimento do lixo eletrônico e materiais reciclados, além da campanha de arborização urbana, realizada pela EMEB Zélia Maria Zanetti, que consistiu na visita de alunos às residências do bairro e orientação aos moradores sobre a importância do plantio de árvores nas calçadas.
Palestras
As palestras do Rio Pardo Rio Limpo, realizadas nas EMEB São Judas e Zélia Maria Zanetti, também contaram com muita participação da classe estudantil do ensino fundamental e de suas equipes técnicas.
O ciclo de palestras, porém, foi aberto oficialmente pelo promotor de justiça José Cláudio Zan, que abordou a questão da legislação sobre meio ambiente, no país e no município.
Visita técnica
A visita técnica à Fundação de Pesquisa, estação de experimentos em vários produtos, como a cebola, mandioca, laranja e outros, contou com a presença de produtores do município, que puderam conhecer uma propriedade rural referência para o Programa Município VerdeAzul. Ainda na área rural, ocorreu a campanha de orientação e a coleta de embalagens de agrotóxico vazias, que totalizou dois caminhões lotados.
Projeto Ecovida
Pelo Projeto Ecovida Dr. Gastão Roberto da Cunha, foram plantadas árvores em uma praça do bairro Bonsucesso com a participação do TG 02038 e de alguns bebês. Escolas também adotaram praças e áreas verdes e realizaram atividades em comemoração ao dia do Meio Ambiente.
População
“Percebemos que a cada dia a conscientização da população e o despertar para um município sustentável. Quero agradecer todos os parceiros e a população que prestigiou os nossos eventos”, disse a professora Renata Vechini Dalbnn, chefe de sessão Educação Ambiental e interlocutora do Programa Município VerdeAzul.
“Estamos plantando uma sementinha, dando a nossa contribuição para um planeta melhor”, disse o secretário de agricultura e meio ambiente Hélio Escudero, destacando que o cronograma de ações ambientais previstas para 2019 será integralmente cumprido.