Gabriel Chalita, Ignácio de Loiola Brandão e Marcos Penido estarão presentes
A 81ª Semana Euclidiana, que tem como tema “Euclides da Cunha: Pioneiro na Defesa do Meio Ambiente no Brasil”, começará oficialmente no dia 5 de agosto, segunda-feira, e se estenderá até o dia 15, com o encerramento oficial.
A curadora da Casa de Cultura Euclides da Cunha e representante do movimento euclidiano, Ana Paula Lacerda, revelou algumas informações ao jornal sobre a programação da Semana Euclidiana, além de nomes de intelectuais que estarão presentes.
“Desde o ano passado estamos buscando fazer uma nova cara para a Semana Euclidiana. Traze-la de uma forma mais dinâmica e mais participativa. Seja dos alunos que estão participando do ciclo de estudos, os maratonistas, ou da própria população. O ano passado percebemos que São José inteira participou das atividades da Semana Euclidiana. E é isso que estamos buscando. Mesmo com o corte da verba que foi altíssimo, procuramos parceiros e fizemos uma programação diversificada”, comenta.
Participantes
“Teremos grandes nomes na Semana Euclidiana. Dois que vieram ano passado, os professores Gabriel Chalita, e o Ignácio de Loiola Brandão. O professor Ignácio no último ano se tornou membro da Academia Brasileira de Letras, então ele vem agora como conferencista oficial da Semana Euclidiana. Ele vai falar sobre a importância do livro “Os Sertões”. Na abertura do ciclo de estudos, teremos a presença do Marcos Penido, secretário estadual do meio ambiente. Porque a Semana Euclidiana vai girar em torno disso. Estamos abrindo para vários temas nesse sentido. Vamos abordar Euclides da Cunha, ele sim é o foco principal, mas vamos abrir para outras discussões também”, explica Ana.
“Em 2018 inserimos o primeiro Encontro Feminista, esse ano terá o segundo. A Carmem Valle que é escritora e vice presidente do Conselho Estadual de Educação vai participar, e vai tratar sobre as mulheres dos sertões”, continua.
Segundo a curadora, a parte cultural da programação contará com muitos shows, o que inclui a banda Xaxado Novo. “Conseguimos trazer através de parcerias com as cooperativas da cidade, é uma banda bem típica do Sertão e vai combinar muito com o que é Euclides da Cunha e a Semana Euclidiana”, afirma.
Encerramento
“Encerraremos a Semana Euclidiana com nosso orador oficial, que é promotor José Cláudio Zan, que vai falar um pouquinho do nosso papel como agente da preservação, e do papel do poder público, de como ele pode agir em toda a questão do meio ambiente”, conclui.
Lamentável semana Euclidiana falar em meio ambiente é não se faz maratona de estudos Euclidiano fico estarrecido!!