Unidades são destinadas a idosos em vulnerabilidade e começaram a ser construídas em 2020
Após três anos em construção, período em que acabou sofrendo paralisação por conta da pandemia – o Programa Vida Longa foi finalmente entregue em São José do Rio Pardo, em solenidade que aconteceu na tarde dessa quinta-feira (30).
O projeto, executado pela CDHU, recebeu investimento de R$ 2,8 milhões, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
O conjunto, que recebeu o nome de Residencial “Lourdinha Fontão”, tem 26 casas, totalmente adaptadas para serem habitadas por idosos de baixa renda e que vivenciam situações de isolamento social e fragilidade nos vínculos familiares. Consta ainda de área de lazer, horta, espaço para convivência e eventos.
A solenidade de entrega contou com a presença do vice-governador Felício Ramuth – governador em exercício; o secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Gilberto Nascimento Jr.; o diretor técnico da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, Silvio Vasconcellos, e Eli Corrêa Filho, secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Prefeitos de Vargem Grande do Sul, Tapiratiba, São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal, também prestigiaram a solenidade anfitrionada pelo prefeito rio-pardense, Marcio Zanetti, vereadores, secretários municipais e servidores da Prefeitura e outras autoridades públicas. Durante o evento, foram entregues as chaves de algumas moradias, para famílias já selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social.
BREVE HISTÓRICO
São José do Rio Pardo foi contemplada com o projeto quando o ex-deputado Silvio Torres foi secretário estadual de Habitação, no Governo Geraldo Alckmin, quando o projeto se chamava Vila Dignidade. Os empreendimentos foram suspensos no Governo João Dória e após serem retomados, São José já estava na fila e teve direito à construção, que começou na gestão do ex-prefeito Ernani Vasconcellos. No período da pandemia, houve paralisação das obras por falta de material e mão de obra. Em 2021, os serviços recomeçaram e agora foram concluídos.