Gazeta Do Rio Pardo

Por falta de vacinas, calendário muda e idosos acima de 80 anos serão vacinados em 1º de março

Imagem ilustrativa da Internet

Na última semana, os idosos com mais de 90 anos e, depois, com mais de 85 anos começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado todo. No entanto, foi anunciado o início da imunização da faixa entre 80 e 84 anos para o dia 1º de março. Esta é a data que, segundo o antigo PEI (Plano Estadual de Imunização), idosos acima de 75 anos já estariam tomando a segunda dose.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, o governo estadual aderiu ao PNI (Plano Nacional de Imunização) em janeiro, e o atraso para vacinar os idosos se deve à falta de vacinas. Até agora, foram distribuídas quase 12 milhões de doses pelo país — o bastante para imunizar apenas 6 milhões de pessoas, menos de 3% da população brasileira.

“Marcamos as datas de acordo com a quantidade de vacinas. Não tem vacina. Se conseguirmos, iremos adiantar, como temos feito, mas tudo depende da quantidade de vacina disponível”, disse o secretário estadual da Saúde.

O Ministério da Saúde afirmou em entrevista para a UOL já ter “garantido” 354 milhões de doses, por meio dos acordos com a Fiocruz (212,4 milhões de doses), Butantan (100 milhões de doses) e Covax Facility (42,5 milhões de doses). O órgão não apresentou, no entanto, um calendário de entrega dessas doses. A pasta disse ainda que “firmou memorandos de entendimento” com as fabricantes Pfizer, Jansen, Sinopharm, Bharat e Gamaleya.