Gazeta Do Rio Pardo

Farmacêutica rio-pardense ganha prêmio internacional

Maria Olivia, ao centro, ladeada por Ana Paula de Almeida e Carlos Pinto

Pesquisa dela foi sobre colaboração a pacientes submetidos ao transplante de células-tronco

No período de 18 a 27 de março de 2019 aconteceu em Portugal e na Espanha a IV Escola de Inverno em Farmácia, organizada pelo Instituto ideHia e sediada, sucessivamente, em quatro locais: na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, no Hospital Clínico Universitário de Santiago de Compostela, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e no Hospital Escola Fernando Pessoa, em Porto.

A rio-pardense Maria Olívia Barboza Zanetti foi selecionada para participar do evento e apresentar oralmente os dados preliminares da sua pesquisa de doutorado, em um trabalho intitulado “Clinical pharmacists’ collaboration in the care of patients undergoing Allogenic Hematopoietic Stem-Cell Transplantations” (“A colaboração do farmacêutico clínico no cuidado de pacientes submetidos ao Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas Alogênico”).

Ao final deste evento, os melhores trabalhos apresentados foram premiados, sendo que a pesquisa desenvolvida por Maria Olívia foi considerada a melhor, sendo assim selecionada como 1ª colocada e premiada com um Programa de Intercâmbio do Instituto ideHia, em Portugal. O prêmio foi um intercâmbio profissional de 15 dias em um hospital de Portugal, oferecido pelo Instituto ideHia, que a rio-pardense deverá fazer em 2020.

Maria Olívia é farmacêutica formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), e mestre em Ciências pela mesma instituição.  Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP, tendo como foco de sua pesquisa avaliar o impacto clínico e econômico da inserção do farmacêutico clínico na equipe de Transplante de Células-Tronco. O trabalho é desenvolvido no Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica da USP, coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira, em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Maria Olívia é filha de Hélio Zanetti, que durante muito tempo trabalhou na antiga revenda Comrive (Ford) em São José do Rio Pardo, e Ana Barboza Zanetti.

 

Maria Olívia durante a apresentação oral de seu trabalho, perante a mesa examinadora na cidade do Porto