Gazeta Do Rio Pardo

1,7 milhão de abelhas morrem em incêndio em mata de Casa Branca

Caixas com abelhas ficaram queimadas após incêndio em mata de Casa Branca (Foto: Marcelo Janini Bacanhela/Arquivo pessoal)

Um incêndio em uma mata de Casa Branca (SP) matou mais de 1,7 milhões de abelhas, na tarde de sábado (22). Dois apicultores tiveram suas colmeias totalmente queimadas.

O apicultor Marcelo Janini Bacanhela perdeu 12 caixas formadas e 25 caixas de iscas, que já estavam preparadas para receber novas abelhas, somando 1,7 milhão de abelhas mortas. Ele estima que o prejuízo seja de R$ 17 mil.

Ele contou que estava em um curso para apicultores em Aguaí (SP) quando foi informado do fogo. Proprietários rurais, apicultores e a brigada de incêndio de uma usina que tem plantio de cana ao lado da mata levaram, aproximadamente, 40 minutos para controlar o fogo.

No local, também havia colmeias de outro apicultor, mas ele está no Mato Grosso do Sul e não fez um balanço dos danos e prejuízos

Bacanhela estima que o fogo consumiu um hectare e meio de mata e aproximadamente o mesmo tanto de pastagem. Ele ainda não fez registro do incêndio na polícia. A causa do incêndio é desconhecida.

Fogo consumiu cerca de um hectare e meio de mata em Casa Branca e matou 1,7 milhões de abelhas. — (Foto: Marcelo Janini Bacanhela/Arquivo pessoal)

Fonte: G1