Gazeta Do Rio Pardo

Unigrau lança o projeto UNIONU 2020

Projeto foi elaborado por 140 alunos do Colégio Unigrau de São José do Rio Pardo

Iniciativa envolve 140 alunos em quatro comitês, com temas atuais debatidos pela ONU

Foi lançado na noite de quarta-feira, 30 de outubro, na Fábrica de Expressão, o projeto UNIONU 2020, que deverá ser produzido até setembro do próximo ano. Elaborado por 140 alunos do Colégio Unigrau de São José do Rio Pardo, o projeto tem como tema geral “Desenvolvimento sustentável – formando consciências” e envolve estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Segundo a direção do Unigrau, trata-se de uma simulação das assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo, segundo ela, é levar o debate e a propositura de soluções para questões que afetam a vida de muitas pessoas em diversos países como, por exemplo, a fome e a segurança.

A direção da escola diz que a simulação feita na quarta-feira envolveu alunos em temáticas que foram escolhidas entre os próprios comitês organizadores, diante de assuntos relevantes que ocupam a atenção da ONU. São quatro os grupos de trabalho e dois de apoio para o desenvolvimento do projeto.

Para a coordenação do Colégio, o processo de formatação e principalmente a execução das ações da UNIONU, debate e composição dos relatórios finais, estarão por conta dos alunos. “Toda esta dinâmica terá a direção e o corpo docente como apoio, estimulador e orientador em algumas questões pontuais, mas o foco central é trabalhar a liderança e o protagonismo por parte dos jovens estudantes”, disse a professora e coordenadora Maria Paula Ocanha Jorge.

Os assuntos centrais, escolhidos pelos grupos de trabalho, são temáticas relevantes no atual cenário internacional. Assim, tornarão fontes de pesquisa, análise, escrita, debate e formulação de um documento de resolução. “Os alunos sabem que estarão fazendo uma simulação da ONU, mas que o desenvolvimento pessoal obtido a partir destas ações é totalmente real”, disse o professor Marcos De Martini.

Quatro comitês para o projeto

Comitê de segurança internacional: discutirá dois assuntos: “A ocupação e a exploração da Antártida” e “Política armamentista mundial”.

Comitê 1: os alunos deste grupo trabalharão “A fome: Uma batalha que devemos vencer”.

Comitê 2: os alunos deste grupo analisarão “A exploração dos recursos naturais: Chegamos ao limite?”.

Painel de dados: irá levantar situações reais sobre duas situações: “Poluição ambiental: O preço do desenvolvimento” e “Os impactos da tecnologia no mercado de trabalho no século XXI”,

Comitê de imprensa: responsáveis pela cobertura de todas as atividades ligadas à UNIONU e divulgação nos moldes dos principais veículos de comunicação (jornal, TV e internet).

Comitê de logística: os alunos ficarão responsáveis por toda a estrutura de funcionamento dos espaços utilizados pelas ações da UNIONU.

Desenvolvimento do Projeto

Todo o projeto da UNIONU tem como foco central o desenvolvimento e estímulo ao protagonismo e liderança dos alunos. No processo de formatação e, principalmente, na execução das ações da UNIONU, todas as ações de estudo, debate e composição dos relatórios finais estarão por conta dos alunos. Toda esta dinâmica terá a Direção e o corpo docente como apoio, estimulador e orientador em algumas questões pontuais, mas o foco central é trabalhar a liderança e o protagonismo por parte dos jovens estudantes.

Os seis assuntos centrais, escolhidos pelos grupos de trabalho, são temáticas relevantes no atual cenário internacional. Assim, tornarão fontes de pesquisa, análise, escrita, debate e formulação de um documento de resolução. Os alunos sabem que estarão fazendo uma simulação da ONU, mas que o desenvolvimento pessoal obtido a partir destas ações é totalmente real.