Nessa quarta-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a compra de 2,8 milhões de unidades de medicamentos que são utilizados para intubação de pacientes com Covid-19, internados em UTI.
“Os medicamentos começaram a ser distribuídos pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil, em parceria com três empresas fabricantes”, disse uma nota publicada pelo governo federal.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a Eurofarma entregará 212 mil ampolas a partir de hoje, e até a próxima terça-feira, a União Química enviará mais 1,4 milhão de unidades de remédios do ‘kit intubação’.
O laboratório Cristália já começou a distribuição de 1,26 milhão de unidades dos medicamentos ontem, terça-feira (23), o que deve continuar nos próximos sete dias.
“A logística híbrida, com a integração pública e privada, permitirá que os medicamentos estejam nos estabelecimentos de saúde em menos de 72 horas”, disse o governo, explicando que o cronograma de distribuição foi feito com base no monitoramento realizado em estados e municípios.
Segundo a pasta, os dados de consumo médio mensal recebidos do Conass Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conasems Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde são enviados para as indústrias, para equalizar os estoques.
“As medidas têm como objetivo conciliar a equalização dos estoques nacionais, respeitando a realidade de cada fabricante, contratos prévios e a necessidade da população brasileira neste momento de pandemia”, concluiu o governo, em nota.
*Com informações da CNN Brasil