Nessa terça-feira (25), foi noticiado pelo site do G1, que João Pessoa Araújo Júnior, pesquisador da Unesp de Botucatu e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, comunicou a identificação de uma nova variante do novo coronavírus, a P.4.
De acordo com o pesquisador, a origem ainda é desconhecida, mas ela foi identificada primeiro em Mococa- SP e tem alta circulação em Porto Ferreira.
Ainda não é possível saber se a variante é mais contagiosa ou perigosa do que o vírus ‘comum’.
P4
No início deste mês, a mutação L452R na proteína S, que também está presente na variante indiana do novo coronavírus, foi identificada em amostras de Descalvado e Porto Ferreira. Contudo, ainda não era possível afirmar se tratava de uma nova variante ou uma já existente.
Segundo o pesquisador, as análises da universidade foram submetidas ao Global Initiative on Sharing All Influenza Data (GISAID), iniciativa internacional de acesso aberto a informações sobre genomas de vírus influenza e coronavírus. O grupo então fez a designação do nome P.4. Ainda de acordo com Araújo Júnior, o reconhecimento da nova variante é importante, pois mostra que ela está em ascensão. Ainda não há informações sobre o seu comportamento.
Fonte: G1