Gazeta Do Rio Pardo

Silvia recebe homenagem da Secretaria da Educação

Silvia Helena Dalbon Barbosa, diretora regional de Ensino, também recebeu honraria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Ela recebeu a “Ordem do Mérito MMDC” pela contribuição ao engrandecimento do processo educacional

A professora Silvia Helena Dalbon Barbosa, diretora regional de Ensino, foi uma das homenageadas com o título de Mérito Comunitário na noite de 4 de abril, no evento promovido pela Câmara. De extenso currículo na área educacional, seu trabalho também foi reconhecido no último dia 29 de março, quando recebeu uma importante horaria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Gradada em Letras e Pedagogia pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, hoje FEUC, a partir de 1989, pelo período de 10 anos, exerceu o magistério ministrando aulas e foi também diretora de escolas em São José e Itapecerica da Serra.

Com Pós-Graduação, Especialização “Lato Sensu” em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, em março de 2009, foi designada para a Supervisão de Ensino na Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista.

Após atuar como supervisora, em 2018 assumiu como Dirigente Regional de Ensino da D.E.R. São João da Boa Vista, administrando a rede escolar de 15 municípios.

Ao todo são 277 escolas, das quais, 69 estaduais, que movimentam 81.697 estudantes (17.413 na Educação Infantil, 25.503 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 21.572 nos anos finais do Ensino Fundamental, 14.368 no Ensino Médio, 353 na EJA Ensino Fundamental, 880 na EJA Ensino Médio e 1608 na Educação Especial).

Com essa vasta atuação, no último dia 29 de março, Silvia Dalbon recebeu a medalha da “Ordem do Mérito MMDC”, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

A medalha é a mais alta honraria da Secretaria da Educação, instituída para homenagear e reconhecer personalidades e profissionais por seus relevantes serviços à educação e a história, e que tenham contribuído para o engrandecimento do processo educacional elevando o nome de São Paulo e do Brasil.

“Todos que me conhecem sabem que dediquei minha vida profissional à Educação. Sempre pensando nos alunos e ajudando, como pude, todos os profissionais que trabalharam e trabalham comigo. Afinal, ninguém faz nada sozinho”, declarou, por ocasião da homenagem recebida em São Paulo.

“Nunca esperei nada em troca, a não ser o respeito das pessoas. Faço o que faço por acreditar que podemos mudar as pessoas através da Educação e por saber que pessoas mudam o mundo”, completou.

Na noite em que recebeu o Mérito Comunitário, também se pronunciou, para destacar a importância da Educação, de cada professor, na vida dos alunos, inclusive especiais. Ela agradeceu a homenagem, que estendeu à toda sua equipe, desde quando iniciou no Magistério, no final da década de 80.