A Secretaria da Educação, por meio de parceria com a plataforma “EU ENSINO” está proporcionando aos professores da rede uma formação online em Metodologias para o Ensino Remoto. “Esse curso foi um presente para São José do Rio Pardo, ele é 100% gratuito, estamos em um momento ímpar em que o professor precisa lançar mão de ferramentas tecnológicas e práticas para atingir seus alunos a distância”, relata a Secretaria da Educação Kátia Alencar.
O curso que se iniciou em 25 de Setembro de 2020 é dividido em dois módulos: Módulo 1- Metodologias para o Ensino Remoto e Módulo 2 – Habilidades Socioemocionais. A organização das aulas ocorre da seguinte maneira: Aulas Síncronas, uma aula de 60 minutos online por semana com os professores da plataforma para esclarecimento de dúvidas e orientações aos professores cursistas do passo a passo para acessarem as ferramentas digitais. Aulas Assíncronas, durante a semana, os professores são desafiados a realizarem atividades teóricas e reflexivas no Google Classroom (Google Sala de Aula), uma excelente ferramenta para uso no Ensino Remoto, já utilizada em muitas escolas pública e privadas. Essas atividades são distribuídas em “pílulas de conhecimento”, ou seja, aulas breves de reflexão e proposição ao professor sobre como melhorar suas aulas remotas.
Na primeira aula da formação, os professores são levados a refletir sobre o papel da escola e da família no ensino remoto considerando que, em casa, tanto os profissionais do magistério, quanto as famílias das crianças acumulam tarefas que vão além do ensino aos pequenos.
A segunda “pílula” ou aula abordou a apresentação de uma ferramenta digital para organização da rotina de trabalho do professor, a ferramenta chama-se “Trello”
Já na terceira aula, são apresentados aos professores Ferramentas de Produção de Conteúdo que podem facilitar a preparação de aulas remotas, tornando-as mais atrativas e interessantes. As ferramentas apresentadas foram o Google Forms, Google Sheets, Google Slides, Google Drive, Canva e We Vídeo.
Na quarta pílula, o professor é convidado a planejar um roteiro de vídeo aula com média 3 a no máximo 4 minutos, gravar e cronometrar a gravação, começando a desenvolver a habilidade para produzir “pílulas de conhecimento” aos seus alunos.
As próximas aulas abordarão a Produção de Conteúdos Didáticos e o trabalho com as Habilidades Socioemocionais no Ensino Remoto.
Todo o curso e suas aulas objetivam levar o professor a refletir como as ferramenta digitais podem auxiliá-lo na proteção de conteúdo curto, atrativo e significativo, aulas que cheguem a todos os alunos, desde aquele que possui Internet Banda Larga até aquele que possui apenas o WhatsApp no celular com dados móveis.
A proposta da Eu Ensino junto a Secretaria da Educação é proporcionar formação continuada aos professores para que o ensino remoto seja cada vez mais de qualidade e atinja o maior número de alunos possível, tanto online como off-line.
O Curso Eu Ensino de Casa tem previsão para término em 18 de dezembro deste ano, “Acredito que essa Formação Continuada trará muito conhecimento prático aos professores da rede, não somente no cenário atual da pandemia, mas também para os próximos anos e turmas que virão no ensino presencial. Depois da Covid-19 a sociedade não será a mesma, os alunos não serão os mesmos, caberá a Escola o desafio de acompanhar as demandas tecnológicas e digitais dessa geração”, conclui Kátia.