Com a pandemia, Posto de Atendimento ao Trabalhador ficou 3 meses sem receber vagas
O programa “Frente de Trabalho”, iniciativa do governo do estado de São Paulo, em parceria com os municípios, abriu inscrições entre os dias 17 e 21 de agosto para 25 postos de trabalho. São José do Rio Pardo também faz parte do programa, e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é responsável por efetuar as inscrições.
Marco Matarazzo, coordenador do PAT, concedeu entrevista à rádio Difusora, e explicou tudo sobre o programa e seus requisitos. Segundo ele, desde que começou a pandemia, o PAT ficou três meses sem receber vagas de trabalho.
Frente de Trabalho
O público alvo do programa são pessoas que estão desempregadas há mais de um ano, acima de 17 anos. As inscrições começaram na segunda-feira, dia 17 de agosto, e serão encerradas na sexta-feira, dia 21, das 7h200 às 12h00, horário de funcionamento do PAT.
“Os interessados deverão levar a carteira de trabalho original e uma cópia de todos os documentos, CPF, RG e comprovante de residência atualizado. No PAT será feita a triagem para ver se a pessoa preenche todos os requisitos, e a inscrição. Apenas pessoas aposentadas não poderão participar”, contou Marco.
“As inscrições serão enviadas para São Paulo, e lá chamarão pessoas que não tem nenhum tipo de ajuda do governo, que tem renda zero. O alistamento é feito com apenas um beneficiário por núcleo familiar”, completou.
“No ano passado, tivemos apenas um dia de inscrição, e foram mais de 350 inscritos. Lembrando que serão 25 vagas. Cada município é responsável pelo seu programa. As inscrições só podem ser feitas para munícipes de São José do Rio Pardo, não podemos atender pessoas de outras cidades”, disse o coordenador.
De acordo com Marco, será obrigatório fazer um curso oferecido pelo governo, de assistente de logística, que será realizado na ETEC. “Os participantes terão uma ajuda de custo do governo de R$330,00. Nesse valor estará incluso R$210,00 do auxílio, uma cesta básica no valor de R$86,00 e R$34,00 de auxílio deslocamento, que é como o auxílio transporte. Esse valor cairá em uma conta bancária do Banco do Brasil, que o governo irá abrir para que as pessoas recebam esse benefício”, informou.
As pessoas que forem chamadas trabalharão seis horas por dia, durante quatro dias por semana, em algum departamento da Prefeitura. “Receberemos a listagem com os 25 nomes, e eu vou fazer a triagem como coordenador do programa no município. De acordo com o perfil da pessoa, vou designar para a área relacionada. Temos a área administrativa, auxiliar de limpeza, enfermagem. Vamos abranger o máximo possível”, afirmou.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador está funcionando na sala 14, no prédio da FEUC, na Rua Jorge Tibiriçá, nº 451, Centro.
3 meses sem vagas
“A pandemia atrapalhou um pouco na parte de cadastramento de vagas. Estávamos até contentes que a cada dois, três dias saía uma contratação, e a pandemia deu uma travada, ficou 3 meses sem abrir vaga nenhuma, e agora as empresa voltaram a contratar”, disse.
“Estamos otimistas. Muitas pessoas procuram o PAT, gostaríamos de ter vagas para todo mundo, mas infelizmente não é assim. Algumas pessoas falam que o PAT indica. Mas tudo o que é feito lá tem sigilo, é uma regra do PAT para o Brasil inteiro, todas as vagas são cadastradas no sistema ‘Mais Emprego’. De acordo com o perfil da pessoa, é encaminhado para as vagas. Nós não divulgamos o nome das empresas, as pessoas só ficam sabendo quando vão fazer a entrevista”, contou.
Vagas da Semana
Essa semana o PAT tem vaga para empregada doméstica, assistente administrativo com CNH de categoria AB (vaga feminina), assistente de almoxarifado para ambos os sexos, vagas masculinas para caseiro, açougueiro, auxiliar de escritório, motorista e entregador, ajudante de obras, pedreiro, pintor de obras, ajudante de hidráulica e eletricista. “Para as pessoas que se encaixarem nessas vagas, é só procurar o PAT com carteira de trabalho, CPF, RG e currículo”, encerrou.