Gazeta Do Rio Pardo

Grupo ‘Samba do Chicão’ fará turnê no Uruguai

Em 2021, o grupo foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), um projeto de incentivo à cultura da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo. Com isso, viabilizou a gravação de seu primeiro disco.

Rio-pardenses preparam ainda o lançamento do primeiro CD da banda para maio deste ano

A grupo musical rio-pardense, “Samba do Chicão”, existe desde 2017 e é prestigiado por muitas pessoas da cidade e região. A partir do dia 2 de fevereiro, a banda vai atravessar fronteiras pela primeira vez, e fará uma turnê com sete apresentações no Uruguai.

Por enquanto estão agendadas sete apresentações e os contatos para a realização do projeto começaram ainda no período de confinamento da pandemia, conforme contou nesta semana o músico Filipe Fontão, um dos integrantes da banda.

“A pandemia nos deixou parados durante dois anos, e a forma de conseguirmos nos apresentar, foi fazendo lives. Fizemos elas muito mais pelo ímpeto de tocar para que não ficássemos parados, mas não tínhamos noção de onde isso chegaria. Graças ao trabalho e ao empenho de todo mundo nossa live acabou chegando em vários lugares, chegou em mais de 20 países, e tivemos uma audiência de mais de 40 mil pessoas” contou.

 Em uma das apresentações, o presidente do Clube do Samba do Uruguai, que fica localizado em Montevideu, se interessou pelo trabalho da banda, o que culminou em um convite para que o Samba do Chicão fizesse um intercâmbio cultural.

Banda tocando durante um show

“Conseguimos marcar essa viagem, a maioria do grupo não conhece o Uruguai então teremos essa oportunidade de conhecer um país diferente, vamos passar por algumas cidades. Chegaremos primeiro em Montevideu, no dia 2, e já faremos uma apresentação na praça pública. No dia 3 iremos para a ponta do Uruguai, em um lugar muito bonito chamado Punta del Diablo, levaremos nosso samba para lá e ficaremos dois dias. A ideia na volta é fazer algo em Punta del Este que fica no caminho, depois voltaremos para Montevideu, faremos mais algumas apresentações lá e encerraremos esse ciclo com um pré-carnaval do Brasil lá”, revelou Filipe.

Primeiro CD

Em 2021, o grupo foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), um projeto de incentivo à cultura da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo. Com isso, viabilizou a gravação de seu primeiro disco.

“Tivemos como patrocinadores empresas do município, como Rioplastic, Evolução, Empório Rio Pardo, e uma indústria farmacêutica lá de São Paulo, a Lipson Cosméticos”, explicou.

A fase de pré-produção se iniciou em 2021. O grupo organizou ensaios, arranjos e fez a escolha de repertório. “Agora o disco entrou em fase de gravação. No início do ano começamos as gravações em Poços de Caldas e o CD já está 80% gravado. Quando voltarmos do Uruguai a ideia é concluir o disco”, disse.

O lançamento do disco está previsto para maio de 2023.

Segundo Filipe, parte do dinheiro arrecadado com a venda dos CD’s será revertida a entidades e escolas do município.

“Temos a intenção de levar esse projeto do samba para as escolas. Começamos esse ano de maneira produtiva com boas perspectivas”, encerrou.