Gazeta Do Rio Pardo

Dom Vilar deixa a Diocese de São João da Boa Vista

Dom Antônio Emidio Vilar

Cinco anos após assumir a diocese sanjoanense, ele será transferido para São José do Rio Preto

O bispo Dom Antônio Emidio Vilar será transferido da São João da Boa Vista para assumir a Diocese de São José do Rio Preto. A posse está marcada para o próximo dia 19 de março. O nome do novo bispo da região ainda não foi anunciado.

A mudança e a oficialização se deram na última quarta-feira, 19, após nomeação feita pelo Papa Francisco.

Dom Vilar, que estava na Diocese de São João da Boa Vista desde 28 de setembro de 2016, assumirá uma Diocese escandalizada com o vazamento de um vídeo íntimo do antigo bispo, Tomé Ferreira da Silva, que renunciou em agosto do ano passado, após o escândalo, caso que teve grande repercussão na cúpula da igreja.

Dom Vilar tem perfil agregador e mantém proximidade com a juventude, participando dos movimentos da igreja, sobretudo aqueles mantidos nas comunidades.

Mensagem

Em mensagem publicada no site diocesano, ele comentou que recebeu a notícia da nomeação há um mês e destacou o papel das novas comunidades na vida da igreja.

“A nunciatura me fez esta comunicação, sob sigilo, há um mês, no fim do retiro que preguei aos salesianos, na Chapada dos Guimarães, MT. Nesse contexto, revi a minha vida: o nascimento de alto risco, o berço pobre, mas digno e cheio de fé e partilha, a educação e formação salesiana, as provações na saúde, no estudo, no relacionamento, nas missões assumidas como salesiano e como bispo”, escreveu.

O bispo diz ter aprendido na Diocese de São João da Boa Vista. “Dela destaco a cultura vocacional plantada pelo Servo de Deus Tomás Vaquero e levada adiante com tantos frutos na vida sacerdotal, religiosa, consagrada e leiga”, destacou e disse ainda que se admira das novas comunidades, por ele consideradas “expressões renovadas de consagração e missão”.

“Aplaudo seus leigos e leigas, verdadeiros – ‘sal da terra e luz do mundo’ – vivendo no amor e na fé”.

Na mensagem, ele fez alusão ainda a importantes religiosos católicos que atuaram na missão da igreja da região.

Para o bispo, a rica experiência que viveu na Diocese “tem a sua máxima expressão na comunhão dos santos que a Igreja propõe hoje como nossos modelos e intercessores: o Beato Donizetti – apóstolo da acolhida, o Venerável Roberto Giovanni, e os Servos de Deus Tomás Vaquero – apóstolo das vocações, Lurdinha Fontão e Padre Matheus”.

O bispo Dom Antônio Emidio Vilar cumpre as atividades diocesanas até o dia 17 de março. Já no dia 19, tomará posse na Diocese de São José do Rio Preto.

Conforme explicou, a partir de 19 de março, a Diocese de São João começa um período de ‘sede vacante’ que terá à sua frente um administrador diocesano a ser escolhido pelo Colégio de Consultores.

Outros Bispos

A Diocese de São João da Boa Vista foi criada em 16 de janeiro de 1960, pelo Papa João XXIII. Desde então, Dom Antônio Emidio Vilar foi o seu quinto bispo.

O primeiro foi Dom David Picão, ordenado bispo em 31 de Julho de 1960 e também empossado na nova diocese na mesma data, onde permaneceu até 11 de maio de 1963. Dom Davi Picão faleceu em 30 de abril de 2009.

Depois veio Dom Tomás Vaquero, que assumiu em 2 de junho de 1963 e permaneceu até janeiro de 1991. A ele é atribuída uma fase de grande expansão da igreja católica da região. Faleceu em 2 de agosto de 1992.

O terceiro bispo diocesano foi Dom Dadeus Grings. Tomou posse em 19 de abril de 1991 e permaneceu até 12 de abril de 2000. Aos 85 anos de idade, é atualmente Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Porto Alegre (RS).

Dom David Dias Pimentel sucedeu Grins, sendo o quarto bispo da região. Tomou posse em 25 de março de 2001 e permaneceu até 28 de setembro de 2016. Tornou-se Bispo Emérito da Diocese de São João da Boa Vista. Em 16 de março de 2021, aos 79 anos – dois dias antes e completar 80 anos – faleceu vítima de complicações da Covid-19.