Gazeta Do Rio Pardo

Brasil tem recorde de famílias endividadas e inadimplência

Imagem ilustrativa da internet

Percentual de endividamento é o maior já registrado ao longo dos 12 anos em que a pesquisa é realizada

O Brasil nunca teve um número tão alto de famílias endividadas.

Realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), aponta que 77,5% das famílias brasileiras relatam terem dívidas a vencer. É o maior percentual já registrado em 12 anos e levantamento.

A progressão do percentual de endividamento cresceu em mais de 10 pontos, quando comparada ao ano passado. Em março de 2021, quando a mesma pesquisa foi realizada, os dados apontavam que a proporção de famílias endividadas era de 67,3%.

Na avaliação da CNC, a alta no endividamento do brasileiro é reflexo da inflação, que vem pressionando cada vez mais o orçamento do brasileiro, que acaba tendo que tomar crédito para dar conta das obrigações mensais.

A pesquisa também monitora o índice de inadimplência, que é formado pela proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso.

E, em março desse ano, também alcançou o maior patamar da pesquisa. Cresceu quase 1 ponto percentual em relação ao mês anterior e mais de 3 pontos na comparação anual, atingindo 27,8%. E o percentual de famílias que declararam não ter condição de quitar débitos em atraso e que, portanto, seguirão inadimplentes ficou em 10,8%.

O cartão de crédito continua sendo, disparado, o principal meio de endividamento do brasileiro: 87% das famílias têm dívidas no cartão.