Padre explica significado do ritual de enfeitar ruas
O padre Celso Brás, da paróquia N.S.Rosário da Pompeia, na Vila Formosa, falou que o ritual católico de enfeitar as ruas das cidades no dia de Corpus Christis é tradicional no Catolicismo Romano por ser o único dia em que os fieis levam uma imagem de escultura de Cristo sobre as ruas enfeitadas. Este ano, na referida paróquia, a decoração das ruas escolhidas teve o mesmo tema da Campanha da Fraternidade: a Superação da Violência, em alusão à violência contra a mulher, contra a criança, etc. Houve missa alusiva a tais questões, com pedidos a Deus de paz.
Uma programação previamente prevista foi cumprida na quinta-feira: às 7 horas reunião na igreja para adoração, seguido de um café comunitário para todos que iriam trabalhar na confecção do tapete. Às 15 horas houve missa e depois aconteceu a procissão, com caminhada no entorno da paróquia e retorno à igreja, para a chamada “bênção do santíssimo”.Em função de neste ano o tema ser a Superação da Violência, policiais militares e civis, além da guarda civil comunitária e o Tiro de Guerra, foram convidados a participar da procissão.
O padre disse ainda que houve reza pela questão da greve dos caminhoneiros, para que ela acabe, mas também para que os governantes tomem consciência e todos cheguem a um bom senso sobre o problema. E que a reza também foi por esses policiais convidados, que procuram manter a ordem e a segurança na cidade.