Cratera de Vargem Grande terá solução
Desde que assumiu, o prefeito Amarildo Duzi Moraes, DE Vargem Grande do Sul, vem lutando para conseguir recursos para resolver o problema da voçoroca, se reunindo diversas vezes com autoridades. Em fevereiro de 2017, com apoio do deputado estadual Barros Munhoz, o prefeito esteve reunido com o então secretário de Recursos Hídricos, Benedito Braga, quando mostrou toda a extensão do problema da voçoroca no município e falou das dificuldades para resolver a situação, com as casas de muitas pessoas em risco.
Na oportunidade foi enviada uma equipe do DAEE para estudar a voçoroca. Nova reunião foi agendada em agosto de 2017 com o secretário Braga e o superintendente do DAEE, Ricardo Daruiz Borsari com o prefeito Amarildo e os deputados Silvio Torres e Barros Munhoz. Outras reuniões foram feitas sobre o assunto e estudos para o projeto de recuperação do local.
Em agosto deste ano o prefeito recebeu ofício da Secretaria de Recursos Hídricos informando que o DAEE realizou novos estudos para aprimorar o projeto realizado. No dia 20 de setembro o secretário Ricardo Daruiz Borsari, que está à frente da Secretaria de Recursos Hídricos, e a equipe do DAEE estiveram no gabinete do prefeito para tratar do assunto da voçoroca.
Após discutirem o projeto, visitaram o local e o secretário anunciou que iria ser contratada empresa para primeira etapa da obra, que visa a contenção da erosão. O valor estimado desta obra de contenção é de R$ 1.880.963,98 e, após a emissão da ordem de serviço, a empresa vencedora da tomada de preços terá 2 meses para fazer as obras. Após, será realizada a segunda etapa para recuperação da voçoroca.
“Agradecemos imensamente os deputados Barros Munhoz e Silvio Torres, que intercederam por Vargem Grande do Sul, aos secretários Benedito Braga e Ricardo Daruiz e a equipe do DAEE que foram decisivos nesta questão. Muito obrigado a todos”, agradeceu o prefeito Amarildo.
A voçoroca, uma erosão crescente, será agora submetida a procedimento técnico