Gazeta Do Rio Pardo

Ciclismo 10/06/2023 – Clarissa vai ao limite competindo no Ironman Brasil

Clarissa vai ao limite competindo no Ironman Brasil

Rio-pardense é nona colocada em Florianópolis, na competição que reuniu atletas de 60 países

Caro leitor!

No último final de semana a atleta rio-pardense, Clarissa Navarro Gaino, competiu na 21ª edição do Ironman Brasil, competição disputada em Florianópolis (SC), após meses de treinamento e preparação para cumprir as três modalidades em disputa.

A prova começou com natação no mar por 3,8 km, depois houve a transição para a bicicleta, com um pedal de 180,2 km e terminou com 42,2 km de corrida.

Segundo Clarissa, a prova se tornou ainda mais difícil pelas condições climáticas adversas, já que durante a natação o mar estava bem agitado. A prova de ciclismo seguiu tranquila até o quilômetro 40, mas depois começou a chover e a atleta sentiu a hipotermia, onde os calafrios aumentaram a ponto de não manter a temperatura corporal, e para finalizar tinha que correr a maratona de 42 quilômetros.

Esse tipo de prova tem que ter um treinamento físico muito específico e o mental precisa estar bem, aliás chega um momento da prova em que o mental tem que ser muito forte, afinal foram 12 horas e 25 minutos de prova, sendo 1 hora 08 minutos de natação, 6 horas e 25 minutos na bike e 4 horas e 34 minutos na corrida.

A prova contou com representantes de mais de 60 países, num total de 1.800 inscritos. Na sua categoria, Clarissa disputou com 37 adversárias e obteve a excelente 9º colocação, posição que poderia garantir participação no Ironman do Havaí, se não tivesse vindo embora. Ocorre que essa participação seria para os sete primeiros lugares, houve duas desistências e as vagas vão sendo suscetíveis à colocação.

Eu acompanho os treinos da Clarissa e do seu marido Diogo Gaino, sei o quanto são dedicados e sei também dos muitos programas que deixaram de ir por se dedicarem aos treinos, muitas vezes acordando de madrugado para treinar e competir.

Clarissa é mãe, esposa e trabalha como fisioterapeuta. Só quem trabalha e treina sabe o quanto é desgastante manter a disciplina.

Deixo aqui nossos sinceros parabéns pelo resultado, dedicação e a certeza que ano que vem se classifica novamente para o Ironman do Havaí.

As pessoas e empresas envolvidas nesse ciclo foram: Evandro Almeida (Mandi) – treinador, Rei das Magrelas com o suporte mecânico, Hidratapharma, Associação Atlética Riopardense (AAR), Rosa dos Ventos e Prefeitura.

Parabéns a todos!

Forte abraço!