Gazeta Do Rio Pardo

Vinte pessoas vinculadas ao PCC são presas. Vejam esta e outras noticias no Plantão de Polícia

Vinte pessoas vinculadas ao PCC são presas

Não foram divulgados nomes, mas há gente de São José do Rio Pardo no meio

 

Policiais de São José do Rio Pardo participaram da megaoperação desencadeada pela polícia de São Paulo na última quinta-feira, 24, para cumprir 39 mandados de prisão e outros 59 mandados de busca e apreensão, contra suspeitos de coordenarem “células” do PCC (Primeiro Comando da Capital). O policial civil João Mancuso, de São José, confirmou a participação do policiamento local na operação. Vinte pessoas foram efetivamente presas. Página

Dos 39 alvos da operação, 14 já estavam presos e receberam a notificação dos novos mandados dentro da prisão. Outros 19 que estavam nas ruas foram presos na operação, além de um vigésimo suspeito, detido em flagrante. Outros cinco ainda são procurados. Os nomes dos suspeitos não foram revelados, nem mesmo o de São José do Rio Pardo.

Os suspeitos teriam ligação com a movimentação financeira da facção, com a comunicação entre membros do próprio PCC (presos ou em liberdade), além de organizarem o tráfico de drogas e de terem participação em “tribunais do crime”, em que os criminosos julgam e eventualmente condenam pessoas à morte.

A operação “Transponder”, equipamento de comunicação usado em aviões e radares, começou a ser planejada com a apreensão de cartas em presídios da região oeste do Estado de São Paulo. As cartas serviram de base a uma investigação de três meses antes dos agentes irem às ruas nesta quinta-feira.

Este é apenas um dos diversos núcleos mantidos pelo PCC, que costuma se dividir em várias etapas, como, por exemplo: o núcleo jurídico, com a ajuda de advogados; o núcleo de RH, que administra quem está devendo para o PCC; o de transporte, que leva familiares aos presídios do interior; além das sintonias distritais, que administram o tráfico de drogas em diferentes estados.

A partir de fragmentos de manuscritos apreendidos na região de Presidente Prudente (SP), a inteligência da Polícia Civil reuniu as informações e revelou que integrantes da organização criminosa estariam comandando ações, inclusive em outros estados, a partir da penitenciária Ozias Lúcio dos Santos, de Pacaembu (SP), com ligações com as penitenciárias de Junqueirópolis e Martinópolis.

A investigação revelou o envolvimento de até 65 membros do PCC na capital, interior e litoral paulista. “O maior número de prisões de pessoas (que coordenam o crime na rua) ocorre em Presidente Prudente, interior paulista, onde serão cumpridos 11 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão”, complementou a polícia.

A operação ocorreu nos 22 municípios do estado listados a seguir: Andradina, Aparecida, Caiuá, Flórida Paulista, Guarulhos, Irapuru, Itapevi, Jandira, Junqueirópolis, Martinópolis, Mirassol, Mongaguá, Pacaembu, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, São José do Rio Pardo, São Paulo, Sorocaba, Taboão da Serra e Teodoro Sampaio.

Prisão de um dos suspeitos na operação, que envolveu policiais de dezenas de municípios

 

Homem é detido com  droga dentro de ônibus

Policiais Civis da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Casa Branca e de Itobi, em uma ação conjunta, surpreenderam em flagrante um homem de posse de 22 eppendorfs de cocaína e dinheiro. Foi apurado que o homem teria se dirigido até São José do Rio Pardo, onde adquiriu a droga a mando de uma mulher, e retornava para Itobi para entregar. Com a mulher foi apreendido um aparelho de celular. O flagrante foi realizado na Rodovia SP 350, no município de São José do Rio Pardo, dentro de um ônibus da companhia de transporte público, com destino a Itobi.

 

Morador é preso com armas  e paga fiança para ficar livre

No dia 24 de janeiro uma pessoa compareceu até a Delegacia de Polícia informando que seu vizinho estaria fazendo uso de arma de fogo e que temia por sua vida e de seus familiares, uma vez que havia um desentendimento entre eles. O chefe dos investigadores, João Mancuso, foi até o Bairro Reder, no Cassucci, onde o homem, AEM, foi indagado e confirmou ter em seu poder duas armas de fogo, com registros vencidos há mais de trinta anos. Ele recebeu voz de prisão em flagrante por posse de arma. No local haviam também algumas munições deflagradas, que segundo o autor teriam sido por ele disparadas esta semana e confirmou realmente estar tendo problema com o vizinho. Foi arbitrada fiança de R$ 1.000, que foi paga, com o indivíduo tendo que responder agora o processo em liberdade.

O investigador Mancuso disse “Esta semana a Polícia Civil teve forte êxito em combate ao crime, aja visto as duas operações realizadas, uma para prender a quadrilha de assaltantes que vinha aterrorizando a região e a outra para desfazer o núcleo da facção criminosa, a qual existia um integrante aqui em São José do Rio Pardo, fora os serviços locais da nossa Polícia Civil em conjunto com as outras polícias civis da região. Foi uma semana plena de êxito”, disse.

 

Acidente deixa motociclista  com fratura exposta no pé

Um acidente de trânsito com vítima aconteceu na tarde de 23 de janeiro, na Avenida Waldemar Poggio. No local os policiais militares tomaram o depoimento de um homem de 23 anos, JAM, que disse que vinha pela Avenida Waldemar Poggio e que acionou a seta e iniciou manobra de conversão à esquerda, momento em que o condutor de uma moto Honda tentou uma ultrapassagem, vindo a bater contra a lateral esquerda de seu carro.

Com o choque, o motociclista DMD, de 35 anos, sofreu fratura exposta no tornozelo direito, sendo socorrido pelo Samu e Corpo de Bombeiros e levado ao Pronto Socorro. A documentação dos veículos e dos condutores estava em ordem.

 

Fugiu da polícia, foi achado e preso por tráfico de droga

A Polícia Militar prendeu na Rua Paschoal Merlo, no Vale do Redentor, um jovem de 28 anos, MPMF, que fugia em moto e tinham um garupa consigo. Os PMs viram o garupa descer da moto e esconder algo em um barranco; quando a dupla viu os policias, o condutor saiu em disparada, deixando para trás o garupa, que se embrenhou em uma mata, não sendo possível sua localização.

No local em que ele estava escondendo algo foi encontrado um invólucro plástico com 26 pinos de cocaína. Em relação ao condutor, pela placa da moto os policias conseguiram chegar até MPMF, de 28 anos, que de início negou ser o condutor da moto, mas depois afirmou estar nela; porém disse que desconhecia o garupa e que não sabia nada sobre a droga.

Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde ficou preso por tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e direção perigosa. A moto também foi apreendida.

 

Mulher é ameaçada pelo amásio,  que diz que ela tem outro homem

Na noite de 23 de janeiro a Polícia Militar foi chamada e compareceu à Rua Domingos Possebon, no Vila Verde, onde teria ocorrido uma ameaça de morte.

No local uma mulher de 22 anos, LSR, disse que recebeu em seu celular uma ameaça do amásio, que afirmou que ela estaria tendo um relacionamento extra conjugal com outro homem e que iria esfaqueá-la se aparecesse em sua residência.

Os policiais realizaram diligências e encontraram o homem, LFS, de 24 anos que negou as ameaças, mas disse que não iria entregar as crianças pelo fato de ser o pai e elas estarem bem cuidadas com ele. Foi registrado o boletim de ocorrência.

 

Agrediu a mulher, pagou a  fiança e acabou sendo solto

A Polícia Civil foi acionada dia 23 por populares, informando que na Rua Coronel Alípio Dias, na Vila Maschieto, um homem agredia uma mulher, chegando inclusive a arrastá-la para fora da casa e, com uma mangueira, a molhou e voltou a agredi-la usando uma faca.

Os policias civis entraram na casa e viram eletrodomésticos quebrados e crianças chorando. O autor das agressões, GCD, foi preso em flagrante segundo a Lei Maria da Penha por lesão corporal. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde após pagar fiança estipulada, foi liberado.

 

Grávida é agredida pelo companheiro

Na tarde de domingo, dia 20, uma mulher de 34 anos, RAA, residente na Rua José de Souza Guimarães, Vila Formosa, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Pronto Socorro.

A mulher disse à polícia que, sem motivo, seu companheiro, EHS, a agrediu com socos e tapas e depois deixou o local em um Fusca. RAA disse ainda que está grávida e pediu medida protetiva contra o companheiro.

RAA teve que ser medicada e levada à Maternidade para ver se estava tudo bem com ela e com o bebê, já que perdeu líquido amniótico.

 

Preso com 21 pinos  no Vale do Redentor

A equipe Rocam, em patrulhamento pela Praça João Batista de Lima Figueiredo, no Vale do Redentor, viu um homem que escondia as drogas em uma pilha de tijolos, ao lado de uma barraca. Isso ocorreu domingo, dia 20.

No local os policias localizaram MASS, de 32 anos, que estava agachado e mexendo em algo. Ao perceber a presença da equipe policial, levantou-se e acabou sendo abordado.

Em sua mão havia três pinos de cocaína e um aparelho celular; na pilha de tijolos foram encontrados mais 18 pinos da droga. MASS disse ser usuário e que teria comprado as drogas de outra pessoa.

Ele recebeu voz de prisão por tráfico e foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde permaneceu preso.

Os pinos de cocaína e o celular, encontrados com MASS no domingo

 

Som alto na Praça XV  leva a PM a fazer B.O.

O som muito elevado que, de algumas semanas para cá, vem sendo produzido na Praça XV de Novembro a partir da calçada de um estabelecimento comercial está perturbando moradores.

Há poucos dias a Polícia Militar foi solicitada e enviou policiais ao estabelecimento, após receber denúncia de perturbação do sossego público no local.

Em contato com um homem de 40 anos, DMM, este disse que todas as noites, a partir de quarta-feira, tem som alto vindo da calçada do estabelecimento e que já tentou conversar com o proprietário, sem êxito. O proprietário TBS, de 32 anos, também foi ouvido.

Foi elaborado o boletim de ocorrência por perturbação de sossego.