Gazeta Do Rio Pardo

Uma ideia difícil, mas não impossível, leia o editorial do Jornal Gazeta do Rio Pardo

 

Uma ideia difícil, mas não impossível

 

Gazeta divulga nesta edição pós-carnaval uma matéria que, embora já tenha sido postada nas redes sociais pela assessoria de imprensa da Prefeitura, é publicada aqui pela importância do assunto. Trata-se do projeto ou proposta, ainda incipiente é verdade, que prevê a geração de energia elétrica a partir do lixo coletado na cidade.

Desde 2017 o prefeito Ernani tem visitado projetos voltados ao aproveitamento do lixo como matriz energética e uma das visitas recentes foi à cidade de Boa Esperança (MG), onde há uma usina termoquímica em construção. Naquele ano ele chegou a ir aos Estados Unidos para ver, in loco, uma experiência bem-sucedida sobre isso e voltou convencido que sua implantação aqui não é impossível.

Não se sabe se a ideia avançará na atual gestão, nem mesmo se um dia chegará a se concretizar, mas ninguém pode negar que se trata de algo revolucionário em se tratando de Brasil e desta região do estado. Talvez Boa Esperança consiga colocar em funcionamento sua usina em Minas Gerais antes mesmo que, em São José, sejam obtidos os recursos necessários para tal empreendimento.

O fato é que esse é o tipo de projeto que mereceria o empenho de todos. Se implantado, beneficiará não apenas o município como também servirá para acolher o lixo das cidades da região, gerará energia e ainda dará lucro às Prefeitura participantes da iniciativa.

Para a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, a quem o prefeito visitou recentemente e falou do projeto para pedir apoio, é preciso encontrar novas soluções para a destinação adequada dos resíduos sólidos, com foco na inovação tecnológica. Ela informou que a companhia está disposta a apoiar tecnicamente com as informações necessárias e novas reuniões deverão ser realizadas para continuar o assunto. Tomara que dê certo!