Gazeta Do Rio Pardo

Tarifa Social de energia elétrica: CPFL diz que São José tem mais clientes que são aptos ao benefício

Em um novo levantamento realizado pela CPFL Santa Cruz, a companhia mapeou 5,2 mil clientes na região de Mococa, incluindo São José do Rio Pardo, que ainda não são cadastrados como Baixa Renda, podendo ter o benefício do desconto nas contas de energia. São José é o município com maior potencial de clientes a receberem o benefício.

A empresa registrou o crescimento de 2.410 novos clientes cadastrados no benefício da Tarifa Social em 2020 nesta região. Essa e outras formas de apoio oferecidas pela distribuidora por conta da pandemia do novo coronavírus ajudaram 8.091 famílias a economizar dinheiro com as contas de energia.

Com esse aumento de 42% na base de cadastros, esses novos beneficiados também garantiram a isenção no corte de energia por inadimplência, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e que esteve em vigor até o final do ano passado.

Entre as cinco cidades da região com maior número de clientes cadastrados para baixa renda, Mococa lidera o ranking com 1.795 clientes. Na segunda posição, São José do Rio Pardo tem 1.491 consumidores beneficiados, enquanto Monte Santo de Minas fica no terceiro lugar com 1.180 unidades consumidoras recebendo desconto. Confira na tabela o restante dos municípios. 

  Município  Cadastrados  Potencial
MOCOCA1.795954
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO1.4911.003
MONTE SANTO DE MINAS1.180625
CASA BRANCA878691
CACONDE783591

Quesitos da Tarifa social

Os descontos na conta de luz para os beneficiados pela Tarifa Social são aplicados de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kWh a 220 kWh. A tarifa terá um desconto de 65% para os primeiros 30 kWh consumidos no mês. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto será de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kWh no mês terá 10% de desconto.

Isso significa que, se o beneficiário da Tarifa Social tem um consumo mensal de 50 kWh, ele receberá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kWh e de 40% sobre os outros 20 kWh.

Para ser enquadrado na categoria como consumidor de baixa renda, o cliente precisa ter ganhos mensais per capita de, no máximo, meio salário-mínimo e atender a pelo menos uma das condições listadas abaixo:

• NIS (cadastrado no Programa Bolsa Família) ou NB (cadastrado no BPC);

• Programa Bolsa Família (neste caso, informar o NIS – Número de Identificação Social); 

• BPC (Benefício de Prestação Continuada) – neste caso, informar o NB (Número do Benefício);

• Família inscrita no “Cadastro Único” para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional ou; 

• Quem receba o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos Art. 20 e 21 da Lei nº. 8742, de 7 de dezembro de 1993; 

• Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;

• Família de Índios ou Quilombolas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Caso se enquadre nos requisitos, deverá também se cadastrar junto à distribuidora, por meio dos canais digitais, pelo site http://www.cpfl.com.br/baixarenda ou pelo aplicativo “CPFL Energia”. Basta informar os documentos e comprovantes solicitados.

Fique em casa

Os clientes da CPFL Santa Cruz não precisam sair de casa para resolver qualquer pendência com a companhia. Nos canais digitais da empresa é possível encontrar mais de 30 opções disponíveis, como: solicitar segunda via de conta, trocar titularidade, pedir religação do serviço e até enviar documentos e fotos. Para ter acesso aos serviços, o cliente deve acessar http://www.cpfl.com.br/ ou baixar o aplicativo ‘CPFL Energia’ no smartphone ou tablet. A segunda via das faturas também pode ser solicitada por SMS. Basta o cliente enviar um SMS com a palavra CONTA com o número do “seu código” (número presente na conta de energia) para 26805. Os demais serviços também podem ser realizados pelo Call Center de cada distribuidora do grupo CPFL.