Gazeta Do Rio Pardo

Seleção de jovens no TG ocorre segunda-feira

Seleção de jovens no TG ocorre segunda-feira

São 150 jovens pré-selecionados em agosto e, destes, sairão os 50 escolhidos

 

Os alistados para a seleção a ser realizada pelo sargento Cláudio Luiz Tokarski, do Tiro de Guerra, deverão se apresentar dia 4 de fevereiro, segunda-feira, na sede do TG de São José do Rio Pardo. São 150 jovens pré-selecionados em 2018 e que passarão pelo novo procedimento seletivo, dos quais sairão 50 que comporão, a partir de 1º de março, na nova turma de atiradores do Tiro de Guerra 02-038. Esses 50 é que receberão as instruções militares em 2019.

Tokarski explicou ao jornal que na pré-seleção já é excluída a parcela de jovens oriundos da zona rural, por conta da dificuldade de deslocamento à cidade. Outra parcela é composta por gente com problemas comprovados de saúde, jovens aprovados em vestibulares fora do município ou que trabalharão em outra cidade no período das instruções a serem iniciadas em março.

“Os demais concorrem normalmente a essa matrícula aqui no Tiro. O serviço militar é obrigatório e vai funcionar para esse pessoal, sendo voluntário ou não. Mas os jovens, os alistados, estão querendo fazer o Tiro e isso já é um ponto positivo. A família tem uma certa recusa, não sabendo ao certo como funciona, e muito me admira que há pessoas que não sabem que o Tiro de Guerra é só das 6 às 8 horas da manhã, não atrapalhando o trabalho ou o estudo do jovem alistado”, disse o sargento.

Atividades

Ele lembra as atividades ministradas aos alistados no Tiro de Guerra: de campo, para a parte prática a ser executada o mais próximo possível de uma realidade de combate; das atividades físicas; da Ordem Unida; da formatura; e das atividades compartilhadas e de apoio ao município durante eventos locais. Quanto aos alistados dispensados, eles já têm data para receber o documento de dispensa: “No dia 14 de março está marcada a entrega do documento chamado de CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação). E para quem vier a servir, em dezembro ele receberá o documento que é o Certificado de Reservista”.

Outro detalhe mencionado por Tokarski é que, neste ano de 2019, o TG tem mais de 50 voluntários para servir na corporação, o dobro dos anos anteriores. Para o sargento, isso é reflexo da melhora da imagem do Tiro de Guerra na cidade, fato que reflete nas inscrições desses jovens. Por outro lado, há jovens que tentam ser dispensados inventando situações falsas. “O garoto que vem para a seleção complementar, não adianta inventar problema. Se tem problema de saúde, ele falará com o médico e terá que trazer uma documentação comprovatória. Por isso é importante que o jovem, quando vier para cá, esclareça exatamente qual é a sua situação. Isso facilitará o trabalho de seleção e teremos um efetivo matriculado em boas condições, que não tenha problema”.

Por outro lado, há casos, segundo Tokarski, em que o jovem quer servir e omite um problema de saúde, que acaba sendo exposto principalmente quando das atividades de campo, quando os alistados são fisicamente mais exigidos. Os 150 que não têm problema algum e passaram pela seleção geral, realizada em agosto, não podem faltar da apresentação ao TG no dia 4 de fevereiro, sob risco de incorrerem no crime de insubmissão, previsto na legislação militar para os civis. “Mesmo que o alistado perca a data de apresentação, é interessante que ele apareça aqui até 28 de fevereiro e tentaremos resolver essa pendência”, concluiu o sargento.

Cláudio Luiz Tokarski, do Tiro de Guerra: mais de 50 são voluntários este ano