Gazeta Do Rio Pardo

São José terá curso técnico de dança

Escola de Dança Laís Viana

Atividade será ministrada pela Escola Laís Viana, com diploma reconhecido pelo MEC

A Escola de Dança Laís Viana recebeu aprovação junto à Secretaria Estadual de Educação para iniciar o Curso Técnico em Dança, que será o primeiro da região. A modalidade é reconhecida pelo MEC, e os alunos formados terão direito ao DRT (registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho).

O curso terá duração de um ano e meio, e o profissional poderá atuar como bailarino, coreógrafo, ensaiador e maître (mestre) em dança.

A bailarina e proprietária da escola de dança, Laís Viana, contou a novidade ao jornal essa semana e comentou sobre o processo realizado para alcançar a conquista.

“Corri e corro até hoje por esse sonho, estudando diariamente”, comentou Laís, que é formada em educação física e é técnica oficializada pelo MEC, em ballet clássico, dança contemporânea e jazz, na cidade de Ribeirão Preto.

Após passar por todas as etapas burocráticas, a bailarina Laís Viana realiza o sonhou de montar a escola técnica de dança

Ela lembra que, desde que retornou a São José do Rio Pardo tinha o sonho de montar sua própria escola técnica de dança. “Quero passar este conhecimento da maneira mais correta o possível, com todos os detalhes”, completou.

Metodologia russa

Segundo a bailarina, dentre as várias metodologias de ensino do ballet clássico, a Escola Laís Viana vai trabalhar com a Vaganova, uma metodologia Russa. A profissional estuda há anos a metodologia e já participou de cursos com professores russos, para se manter atualizada e poder transmitir conhecimento técnico aos seus alunos.

“Foi uma busca longa para conseguir a aprovação do curso técnico, já que é muito burocrático, além do local ter que cumprir todas as regras como quantidades de banheiros, vestiário, salas com tamanhos adequados, disponibilidade de uma biblioteca para os alunos buscarem conhecimento, entre muitos detalhes que são exigidos, também acompanharam meu plano de curso que tem de estar bem escrito, já que eles analisam linha por linha. Foi algo muito burocrático, mas que consegui com a ajuda das pedagogas Vanessa Viana e Priscila Souza”, comentou.

O curso técnico em dança começará no mês de agosto. O requisito para participar, é estar cursando o Ensino Médio, ou já ter completado essa etapa de formação.

Para os interessados que não tiverem conhecimento sobre a dança e principalmente sobre o ballet clássico, a escola oferecerá um curso básico, que será ministrado antes do início do técnico.

O curso técnico terá várias disciplinas, entre elas, aulas práticas de ballet clássico, repertórios, dança contemporânea e jazz. Além disso, aulas teóricas também farão parte, como: terminologia, aulas de anatomia básica para a dança, musicalidade voltada para a dança e história da dança.

“É uma grande conquista para nossa cidade, já que temos grandes artistas que muitas vezes vão embora em busca de uma formação nas cidades maiores e fico muito feliz em poder proporcionar isso para o município”, finalizou.

Os interessados deverão procurar a Escola de Dança Laís Viana, localizada na Rua Campos Salles, nº 211 – Centro de São José do Rio Pardo, ou entrar em contato pelo telefone (19) 99660-9174.