O município registrou o primeiro caso de Influenza A/H1N1 (gripe suína) em um homem, que permanecia internado na UTI no Hospital São Vicente até essa sexta-feira. O caso é importado, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica local, Denise Rondinelli Cossi Salvador.
A gripe suína, também chamada de Influenza A H1N1, consiste em uma doença causada por uma nova mutação do vírus da gripe, que afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.
Os sintomas da gripe suína são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe suína é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.
Dengue e Zika
Ainda de acordo com Denise, já são 101 casos notificados no ano dengue (junho de 2015 a junho de 2016) até o momento, sendo 31 confirmados (dos quais, quatro importados e os demais autóctones), e 37 aguardam resultado de exames.
Do início deste ano até agora, o município notificou 63 casos de dengue, sendo 15 autóctones e três importados; 36 aguardam resultado de exames.
Duas mulheres e duas gestantes foram confirmadas com o Zika vírus.
Fonte: Gazeta do Rio Pardo