Gazeta Do Rio Pardo

Salários e décimo-terceiro estão garantidos

Salários e décimo-terceiro estão garantidos

Paralisação de gastos por um período foi necessário, lembra o secretário Fernando Passos

 

Apesar da crise econômica e da forte queda de arrecadação, o pagamento dos salários de novembro, dezembro e décimo-terceiro estão assegurados para os funcionários municipais. A garantia é do secretário de gestão Fernando Passos, em entrevista à Gazeta do Rio Pardo esta semana.

“Até agora está tudo dentro dos planos e, por enquanto, não tem nenhuma previsão de atraso nem de salário, nem do décimo-terceiro”, confirmou ele. “A Prefeitura está buscando fazer o seu melhor, dentro da sua possibilidade de recursos”.

Fernando lembra que a Prefeitura não é produtora e sim arrecadadora e essa arrecadação se transforma em serviços. “Só que essa arrecadação reduziu-se drasticamente nos últimos tempos, mas estamos mantendo a nossa administração ativa”, garantiu. “A Prefeitura não está parada, todos os serviços estão em funcionamento, embora com restrições”.

Paralisação, não corte

O secretário esclareceu que a providência tomada pouco depois que ele assumiu o cargo foi a de paralisar por uma semana os gastos de todos os setores, para que a situação financeira real da Prefeitura fosse esclarecida. “Não houve cortes e sim uma paralisação por uma semana de todas as despesas, empenhos e gastos”.

Após aquela semana chegou até ele a notícia de que alguns setores da Prefeitura, embora tenham recebido essa determinação de paralisar, continuaram fazendo empenhos, ainda que isso não estivesse no sistema.

“Tomamos então a seguinte atitude: chamamos todos os secretários, nos reunimos aqui e colocamos a situação real da Prefeitura. Isso para que não fique parecendo que a gestão está sonegando informação, escondendo dinheiro ou que tem disponibilidade para fazer o que precisa”, prosseguiu.

“Conversamos com todos os secretários e mandamos que fossem colocados no sistema todos os empenhos que estavam pendentes. E assim foi feito e, durante mais uns quatro dias, nós paralisamos para poder equacionar o nosso caixa”.

Crítica, mas controlada

Indagado sobre a situação atual da Prefeitura, Fernando comentou: “A situação continua crítica, mas hoje temos um retrato da situação do caixa da Prefeitura que dá pra gente administrar pelo menos as atividades básicas dela. Não cem por cento, mas todas aquelas emergências que estão acontecendo estamos conseguindo atender”.

Ele salienta que todas as Prefeituras da região, sem nenhuma exceção, tiveram o mesmo problema de queda vertiginosa de arrecadação este ano. Assegura, no entanto, que a de São José do Rio Pardo administrou melhor essa situação de crise em relação às demais. “Estamos conseguindo respirar e vamos tocar a Prefeitura até o final, mas este problema não é localizado ou restrito a São José. Toda a região está sofrendo a mesma situação”.

Ao final da entrevista, Fernando fez um apelo aos munícipes rio-pardenses: “A mensagem para o cidadão é que tenha um pouco de paciência porque, a partir de janeiro, teremos uma administração mais estruturada e mais planejada”, previu.

Fernando Passos, secretário de gestão: estrutura e planejamento melhores a partir de janeiro