Gazeta Do Rio Pardo

Roubos aumentam sensação de insegurança

Roubos aumentam sensação de insegurança

Capitão Negrini reconhece o problema e pede apoio dos moradores com denúncias

 

O aumento de roubos à mão armada em São José do Rio Pardo nos últimos três meses está deixando a população rio-pardense com a sensação de insegurança. Como, ao que tudo indica, os roubos estão ligados ao tráfico de drogas e este também tem crescido em vários bairros, especialmente no Carlos Cassucci, o jornal entrevistou o capitão Carlos Roberto Negrini, que comanda a polícia militar nesta microrregião.

Negrini reconheceu que o problema do roubo em São José do Rio Pardo “fugiu um pouco do controle neste último trimestre”. Ainda assim, segundo garantiu, a polícia está trabalhando e contando com o apoio da comunidade no fornecimento das denúncias sobre os autores para, desta forma, tentar prender os criminosos que têm agido na cidade nos últimos meses.

“Temos problemas cotidianos, que a gente resolve com as ações do dia a dia, e os problemas pontuais, com operações pontuais como as da semana passada”, explicou. “Nem sempre temos o resultado que esperamos, mas, mesmo havendo erro ou não atingindo o resultado, nós corrigimos e buscamos sempre melhorar e prender os criminosos que estão atuando”.

Negrini reiterou que é crucial o apoio da população através do telefone 190, contra qualquer fato ou pessoa suspeita porque isso poderá evitar novos crimes. “Estamos agindo através do trabalho intenso dos policiais militares a fim de prender esses criminosos, que fazem esses roubos pontuais”, garantiu. “Esperamos assim trazer de volta os nossos indicadores à sensação de tranquilidade também”.

Tráfico cresce

Questionado sobre o aumento considerável do tráfico em São José do Rio Pardo nos últimos tempos, o capitão fez a seguinte consideração: “É uma questão crônica, que não pode ser abordada apenas sob a ótica da segurança pública. Hoje muitos entendem que é uma questão também de saúde pública e social, que deve ser combatida em todas as frentes. Houve, de certa forma, a despenalização do porte e consumo de drogas, deixando só o tráfico como crime. O tráfico é o fomento da criminalidade e hoje a pessoa faz um pequeno furto ou rouba para trocar e ter dinheiro a fim de comprar uma pedra de crack. Com isso, embora o meio político e o meio social entendam que o uso de droga não seja crime, ele acaba afetando a segurança público e aumenta a sensação de insegurança das pessoas”.

Capitão Negrini, à direita, com o sargento Gilmar, da PM de São José: “tráfico é o fomento da criminalidade”

 

Ladrão dá tiros ao ouvir que não havia dinheiro no posto

Os soldados Roberta e Vinícius foram ao posto de combustíveis da Nove de Julho no dia 17. Lá o frentista explicou que um sujeito de pele clara, alto e magro, trajando agasalho preto com capuz e uma toca por baixo, calça jeans, sapatos escuros, chegou e anunciou o assalto.

Porém, quando o frentista disse que não tinha dinheiro, o bandido apontou para ele uma arma de fogo e efetuou um disparo, que felizmente não o atingiu. O criminoso fugiu em seguida pela rua dr. Costa Machado, saindo sem nada levar. Foi feito o boletim de ocorrência.

 

Posto perto do Distrito é mais uma vez assaltado

O posto de combustível próximo ao Distrito Industrial foi assaltado mais uma vez, desta feita no início da noite de 17 de setembro. Segundo RSS, frentista do posto, um indivíduo trajando moletom azul e de capuz sobre o rosto, de posse de uma arma que aparentava ser uma pistola, se aproximou e anunciou o roubo, levando o dinheiro que estava com o frentista – valor que ele não soube precisar, mas que era o montante arrecadado até aquele momento. O frentista disse ainda que, após o roubo, o indivíduo dirigiu-se em direção ao bairro Buenos Aires. Os policiais militares realizaram patrulhamento, porém não encontraram o bandido.

 

Eletrônicos furtados de casa na Vila Maschieto

Na noite do último dia 14 a Polícia Militar foi chamada e compareceu a Rua dos Jasmins, na Vila Maschieto, para atender a uma ocorrência de furto. No local, MVA, de 36 anos, disse que saiu de sua casa por volta das 8 horas para trabalhar e, ao retornar às 18 horas, percebeu que sua casa havia sido invadida e que roubaram os seguintes objetos: um rádio, dois auto falantes 69, dois auto falante de 15 polegadas, dois auto falantes de 18 polegadas, um auto falante de 15 polegadas sem marca, vinte cabos de áudio, e uma extensão com trinta metros de fio. Segundo ele, todos os objetos ficavam guardados no fundo da residência e que estavam avaliados em R$ 1.000. Foi feito o boletim de ocorrência.

 

Dupla armada com faca e canivete rouba celular e acaba sendo presa

Durante patrulhamento pelas ruas José Theodoro e Júlio de Mesquita, policiais militares avistaram dois indivíduos que, ao notarem as viaturas, jogaram algo ao solo e correram. Um deles foi abordado. Ao verificarem o que havia sido dispensado, foram localizados uma faca, um canivete e um aparelho celular.

O adolescente, de 16 anos, questionado sobre os objetos informou que estava segurando a faca e o outro individuo o canivete e o celular; os dois haviam roubado o celular de uma mulher de 22 anos. Com apoio das viaturas foi feito patrulhamento e KKMA, de 21 anos, foi localizado na ponte Euclides da Cunha e ambos foram levados à Delegacia de Polícia.

Lá, a dona do celular já estava registrando a ocorrência sobre o roubo. Foi solicitado também que comparecesse uma vítima que, por volta das 19h30min havia sofrido tentativa de roubo, onde os autores tinham as mesmas características dos indivíduos que também tentaram roubar seu celular.

Na delegacia, as vítimas reconheceram os envolvidos, bem como a vítima do roubo reconheceu seu celular e a faca utilizada no ato. Foi dada voz de prisão ao KKMA e apreensão ao adolescente, que foi ratificado pelo delegado de plantão Ademir Delfino de Souza.

 

Drogaria é assaltada na avenida Independência

A onda de assaltos em São José do Rio Pardo segue assustando os donos de estabelecimentos comerciais. Após dois postos de combustíveis terem sido assaltados na noite de 17 de setembro, no dia 18 foi a vez de uma Drogaria na Avenida Independência ser assaltada. Segundo dados de uma funcionária, uma moto parou em frente ao estabelecimento e um dos indivíduos, usando uma arma, anunciou o assalto e levou R$ 700,00.

 

Furto registrado em lanchonete  na av. Eduardo Vicente Nasser

No dia 19, por volta das 5h30, os policiais militares Agnaldo e Braga foram até uma lanchonete na Avenida deputado Eduardo Vicente Nasser. A proprietária LSG, de 40 anos, disse que por volta das 4h45 observou que o alarme havia disparado e de imediato deslocou-se até a lanchonete. Ao chegar, notou que as portas haviam sido arrombadas, a gaveta do caixa estava no chão e ladrões levaram dois aparelhos celulares. Foi feito B.O..

 

Polícia Civil recebe moção de Congratulações da Câmara

A Polícia Civil de São José do Rio Pardo recebeu no mês de junho uma “Moção de Congratulações” por inciativa do vereador Matheus de Oliveira Pinto e assinada pelos demais vereadores da Câmara Municipal, pelo excelente trabalho que vem realizando contra o tráfico de drogas e pela quantidade de drogas apreendidas.

O investigador João Mancuso, em nome de todos os policiais civis, agradeceu a moção e afirmou que os trabalhos seguirão firmes, visando conter e combater o tráfico e a criminalidade em geral no município.