Gazeta Do Rio Pardo

Rio-pardense é primeira colocada no concurso “EPTV na Escola”

Alice Raddi Ribeiro da Silva, estudante do Colégio Lumen

Aluna do Lúmen teve redação escolhida entre 239 semifinalistas

Em agosto desse ano, teve início o tradicional EPTV na Escola, concurso de redação que envolve os estudantes do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV Campinas, Ribeirão, São Carlos e Sul de Minas. O projeto chegou a sua 22ª edição, e destaca a importância de envolver os estudantes na discussão de assuntos relevantes para a sociedade. Desta vez, o tema da redação do concurso foi Pandemia da intolerância”, com o objetivo de discutir os comportamentos que se tornaram rotineiros durante a pandemia. Entre 239 redações semifinalistas, que vieram de 40 cidades da região de São Carlos, o texto da rio-pardense Alice Raddi Ribeiro da Silva, foi considerado o melhor, colocando-a na 1º posição entre os dez finalistas do concurso.

Alice tem 14 anos e é estudante do 9° ano do Ensino Fundamental 2, do Colégio Lúmen. Ela concedeu uma entrevista ao jornal e falou sobre sua participação no concurso da EPTV.

A adolescente contou que para escrever a redação, fez pesquisas na internet e conversou com algumas pessoas para formar sua ideia sobre o tema proposto.

Ela contou como foi sua reação quando descobriu que havia ficado em 1º lugar. “Me senti muito feliz, eu não sabia que tinha ganho, e nem que meu nome ia para TV, foi uma surpresa para todos, mas me sinto muito honrada por poder representar minha cidade nessa competição”, revelou.

Questionada sobre qual seria a melhor parte de sua redação, ela deu destaque a um trecho:

“…puderam levar comida e conforto a muitos lares de brasileiros que sofriam com a fome decorrente do desemprego. Esses exemplos funcionaram como uma dose de vacina contra tantos atos de violência e preconceito, nos mostrando que neles podemos nos inspirar para tornar o mundo um lugar melhor…”

A estudante justificou a escolha. “Esse trecho traz uma pontinha maior de esperança, de que as pessoas podem ser melhores”.

Alice informou que cerca de 8.000 estudantes de toda a região participaram do EPTV na Escola (área de cobertura da região de São Carlos).

O jornal perguntou a jovem se ela já pensa em uma futura profissão. “Eu pretendo ser arquiteta, porque foi uma profissão que descobri alguns anos atrás e depois de pesquisar e conhecer algumas pessoas da área, gostei muito e me identifiquei com ela”, contou.