Gazeta Do Rio Pardo

Reiniciados os encontros do Núcleo Rural

Reiniciados os encontros do Núcleo Rural

Objetivo é ir de encontro com os problemas dos produtores e buscar ações conjuntas

 

O Núcleo do Produtor Rural, reimplantado pela Secretaria de  Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de São José do Rio Pardo, iniciou atividades ouvindo os produtores da região do Bairro Barreirinho. Na noite de terça-feira, dia 16, na capela do bairro, representantes da Cati (Rodrigo Vieira de Moraes), da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Agripino César Calicchio, diretor de meio ambiente), Paulo Sergio Rodrigues (diretor de agricultura) e Renata Vechini Dal Bom (professora de educação ambiental), ouviram as necessidades da classe e expuseram ações que podem minimizar os problemas.

Rodrigo Vieira, representante da Cati, destacou no encontro a importância do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) para o homem do campo. Disse que o Pronaf tem como objetivo dar condições para que o morador da zona rural continue fixado em seu próprio habitat.

“Fortalecê-los, valorizá-los, integrá-los no agronegócio, proporcionando-lhes maior renda e maior valor agregado ao produto é o objetivo do Pronaf”, disse ele, lembrando que a Cati em São José, que funciona na Casa da Agricultura, ao lado da Delegacia, enquadra e orienta todos os produtores rurais interessados no programa.

Outras reuniões

Esta foi a primeira das várias reuniões que poderão ainda ocorrer nos demais núcleos já estabelecidos, os quais são: Fazenda Tubaca,  Sitio Novo,  Taquara Branca, São Teodoro e o Bom Jardim.

“Os objetivos são os de ir de encontro com os problemas dos produtores, conversar o dia a dia com eles, tanto na parte de crédito rural, como no social ou no lazer”, disse Agripino Calicchio, explicando ainda que o que se espera é que os referidos encontros tenham o envolvimento necessário dos produtores rurais.

A parte social do encontro foi coordenada pela professora Renata Vechini Dalbon, que tratou de assuntos como cursos de artesanato, de produtos para produção de doces, pães, geleias e queijos, com potencial de comercialização dos mesmos por parte dos produtores.

Os produtores  Oscar Dornelas, Olavo Dornelas e Isilda Fernandes destacaram, em entrevistas, que o encontro atendeu as expectativas da classe produtora daquela região.

Participantes interagiram bastante durante o encontro, ocorrido dia 16 no Barreirinho