Gazeta Do Rio Pardo

Projeto visa levar alegria a pessoas doentes

Fantasiados, os integrantes do projeto querem alegrar aos que passam por tribulações

Intenção é proporcionar aos pacientes descontração e ajuda em suas enfermidades

A medicina e a ciência já comprovaram que bom humor e alegria estão diretamente ligados ao nosso sistema imunológico. Por outro lado, mágoas e tristezas baixam nossas defesas a ponto de provocarem doenças como infartos, derrames e até câncer. Estudos e pesquisas têm sido feitos no mundo científico para saber por que uma boa e contagiante gargalhada pode melhorar a saúde e até curar doenças. 

Pensando nisso, um grupo de pessoas vinculadas ao movimento católico Deus Proverá iniciou em São José do Rio Pardo o projeto Missionários da Alegria e Vozes da Unidade.  O reporter Luis Fernando Teodoro procurou Neto Abichabki e Rafael Ricci Abichabki, coordenadores do projeto, para explicarem os objetivos da iniciativa. A entrevista está na forma de perguntas e respostas.

O que é o projeto Missionários da Alegria e Vozes da Unidade?

O Movimento “Vozes da Unidade e Missionários da Alegria”, é um movimento pertecente à Comunidade Deus Proverá, com o objetivo de proporcionar, através da evangelização, a experiência do Amor de Deus, contribuir com as famílias na sua reestruturação. Surgiu a partir de pessoas que possuem o desejo de ser presença providente de Deus na vida das pessoas que mais necessitam, em hospitais, asilos, orfanatos e outros, em situações de sofrimento e tristeza, para semear alegria, otimismo, esperança, paz e unidade, através da arte do canto, teatro, do palhaço, e outras para atingir crianças, jovens e adultos, de várias formas e meios. 

Qual é o objetivo do trabalho que o grupo realiza?

Inserir-se em realidades de sofrimento humano diversas, para através da alegria, dos cantos, da visita, do carinho e amor semeado, suscitar esperança e coragem nos corações provados pelas adversidades da vida humana.

Quem são as pessoas que fazem parte deste projeto?

Somos membros consagrados da Comunidade Deus Proverá e também pessoas que não participam da Comunidade, mas que acreditam não só no nosso trabalho, mas têm a vontade de fazer ações que transformam vidas daqueles e daquelas que sofrem as intempéries das condições humanas.

A alegria pode contagiar as pessoas e trazer conforto em suas dores?

A performance, os estímulos e a capacidade de “arrancar” sorrisos e surpreender, além de preencher o coração das pessoas de sentimentos bons, leva-as a sorrirem, melhorando a respiração, ajudando a diminuir a pressão do corpo e a fortalecer os músculos do coração. Também auxilia o sistema imunológico, deixando a pessoa mais saudável e com o organismo protegido contra algumas doenças. Logo, os Missionários da Alegria e Vozes da Unidade fazem bem para a saúde.

Sua mensagem final

Nós, missionários da Alegria Deus Proverá, temos uma grande missão de servir ao próximo através da arte com responsabilidade, qualidade, obediência e oração. Com tudo isso e Deus não perderemos nunca a credibilidade alcançada. Não somos médicos da doença… Somos médicos do coração!