Gazeta Do Rio Pardo

Projeto “Amigos da Rua” distribui marmitas a moradores de rua

As refeições são preparadas no bairro Santo Antônio

Com cinco anos de existência, a ação conta com doações da população para ajudar moradores de rua

Desde 2018, um grupo de amigos rio-pardenses mantém o projeto “Associação Amigos da Rua”, com o objetivo de distribuir refeições a pessoas em situação de rua do município. Ao todo, o programa conta com a ajuda de 50 pessoas, entre colaboradores e doadores.

No dia 18 de março, o projeto completou 5 anos. As doações de marmitas nunca pararam, embora nos últimos anos não tem havido muita divulgação do trabalho. Segundo Gabriel Féchio, um dos idealizadores, são distribuídas em média 25 marmitas atualmente.

“Todos os meses pedimos doações via grupo de WhatsApp aos doadores. Arroz, feijão, carnes, e outro materiais utilizados para fazer as marmitas. Toda terça-feira a comida começa a ser preparada às 17h00, e fica pronta por volta das 19h00 para a distribuição”, comentou.

De acordo com ele, houve uma época em que as refeições eram distribuídas três vezes por semana. Depois de um tempo, a entrega foi reduzida para dois dias. Atualmente, as marmitas são entregues de terça-feira. Gabriel explicou o motivo da redução. “Quando o projeto começou, faltava uma Casa de Passagem no município, ela havia fechado. Como a Casa Esperança abriu, parte dessas pessoas que moram na rua frequentam lá, então reduzimos”.

O projeto é totalmente filantrópico, não recebe ajuda do poder público e não possui envolvimento político. “A contribuição que recebemos são das pessoas que participam, que doam. Não tem nenhum envolvimento político, mesmo porque desde o início do projeto sempre deixamos claro que seria filantrópico para que não houvesse esse tipo de envolvimento. Não há nenhum tipo de ajuda de custo do Estado ou município”, reforçou.

As refeições são preparadas no bairro Santo Antônio, no antigo clubinho, localizado na Rua José Rodolfo Nunes, nº 375.