Gazeta Do Rio Pardo

Ponte da Ilha São Pedro está interditada

A ponte pênsil permanecerá sob interdição até sua restauração ser realizada

Quatro cabos de aço estão comprometidos e apenas um está em boas condições

Há 15 dias a ilha São Pedro está fechada para visitação. Com os cabos de aço deteriorados, a administração resolveu interditar o local para evitar riscos. A reportagem da Gazeta do Rio Pardo foi até a ilha para coletar informações sobre a situação da ponte.

Não é a primeira vez

Segundo as informações passadas ao jornal, em 2007 aconteceu uma enchente que levou uma parte da ponte, que foi então reconstruída em 2008. As colunas de sustentação nas duas extremidades dela foram erguidas para evitar que fosse destruída caso houvesse outra enchente.

Anos atrás, porém , a estrutura enfrentou outro problema: um cabo de sustentação estava integro, mas quatro haviam estourados.  Na época, a intervenção foi feita e a ponte foi interditada. A prefeitura então trocou um dos cabos estourados, permanecendo assim dois íntegros, mas três continuaram como estavam.

Os cabos são compostos por partes trançadas, com a parte externa sendo a que geralmente começa a se romper. O miolo normalmente fica integra, mas se estourar, pode causar um dano enorme. Cada cabo de aço tem condições de suportar 5 toneladas. Cinco cabos, portanto, fazem a ponte suportar 25 toneladas.

O problema ocorrido agora foi que mais um cabo ficou danificado, só restou intacto o que foi trocado da última vez. São assim quatro cabos comprometidos e a ponte começou a dar sinais de que poderia ceder, provocando a interdição ao público.

Visitação proibida

Os funcionários, por enquanto, estão passando normalmente e os alimentos dos animais chegam por meio de uma carriola. Por cautela, a estrutura toda foi fechada para a população.

Vistoria

Já houve uma vistoria técnica pela Secretaria Municipal de Obras e a etapa atual é de orçar o custo dos cabos e das madeiras que precisarem ser substituídas.

Um dos cabos de aço da ponte pênsil mostra o nível de deterioração

 

Tradicional lugar turístico da cidade, a ponte da ilha de São Pedro já sofreu algumas reformas
Por Júlia Sartori