Moradores reclamam de esgoto a céu aberto, equipamentos de lazer tomados pela sujeira e acesso comprometido
O vereador Paulo Sérgio Rodrigues, repercutiu nesta semana na Câmara as várias reclamações de moradores do bairro Domingos de Sylos, segundo os quais, está abandonado, carecendo de vários serviços e melhorias.
Na sessão legislativa da última terça-feira (3), o vereador apresentou requerimento, encaminhado ao prefeito Márcio Zanetti, onde lista uma série de problemas e pede providências. “Os cidadãos, moradores do bairro, já falaram praticamente com todos os vereadores sobre a situação degradante dos espaços públicos do bairro, mas até agora, nenhuma ação foi tomada”, relata Paulão da Rádio no documento.
“Eles pedem a religação da estação de tratamento de esgoto; limpeza de mato no estádio de futebol e imediações; a Pinguela, que precisa ser restaurada, para ser usada com segurança; fornecimento de materiais esportivos para que os adolescentes do bairro possam praticar esportes na quadra, que também se encontra abandonada e no estádio”, elencou.
A passagem de pedestres, sobre o Rio Fartura, que permite sair do bairro e acessar a SP-207, nas imediações da Ritmo e Posto Potência, é alvo de reclamação desde o ano passado. A “pinguela” não recebeu manutenção e suas condições pioraram com os recentes temporais. Com isso, moradores de propriedades rurais do entorno, que utilizam a passagem para acessar inclusive a unidade de saúde do bairro, também reclamam da dificuldade.
“Alguém já falou aqui, que por causa do decreto de emergência, não se pode arrumar a ponte. Mas não se pode largar uma população com esse sofrimento todo”, disse o vereador durante o expediente livre da sessão. “Arruma a ponte”, apelou, destacando mais uma vez a necessidade de facilitar o acesso dos moradores da área rural para a unidade de saúde.
“Um bom governante, uma boa Câmara não pode ter uma situação daquela, que está hoje no bairro Domingos de Silos. É vergonhoso”, completou, chamando a atenção ainda para a necessidade de melhorias nas únicas instalações para o lazer da população do bairro: a quadra de esportes e o campo de futebol.
Esgoto jorrando para o rio Fartura
Outro questionamento feito pelo vereador no requerimento versa sobre o desligamento da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro. Com isso, o esgoto in natura está sendo despejado no Rio Fartura.
“O esgoto está sendo lançado diretamente ao rio, tanto que é possível, ver uma canaleta, que corre na lateral da SP-350, por onde escorre esgoto sentido ao rio Fartura”, diz o documento.
Durante seu pronunciamento justificando a propositura, Paulão da Rádio destacou que a contaminação de cursos d’água por esgoto, aqui no município, já ensejaram ação civil pública contra prefeitos.
“Eu me recordo que o ex-prefeito Celso Amato e João Santurbano foram processados porque, no Córrego dos Patos, o esgoto era jogado in natura. Como é que hoje o esgoto é jogado a céu aberto no Rio Fartura? Hoje pode?”, indagou o vereador, pedindo providências urgentes pela melhoria das questões apontadas no documento.
Outros assuntos da sessão
Ainda durante a sessão de terça-feira, zeladoria urbana, saúde, educação, emprego e renda foram alguns assuntos abordados pelos vereadores em suas proposituras.
Em um de seus requerimentos, o vereador Gabriel Navega solicitou à Prefeitura informações sobre a colocação de placas indicativas nos banheiros do Epidauro, observando que a medida se faz urgente peça falta de sinalização ‘masculino’ e ‘feminino’. Disse ele que, em evento ocorrido recentemente no local, verificou homens adentrando ao banheiro utilizado pelas mulheres, porém nenhum deles com sinalização.
Sobre Emprego e Renda, o vereador Henrique Torres solicitou à Prefeitura e à Fundação Educacional informações relativas ao Programa Frente de Trabalho. “As informações e documentos recebidos serão compartilhados com todos os membros da Comissão de Assuntos Relevantes desta Casa, que trata do fomento econômico municipal, para que possam ser utilizados no relatório final de suas atividades, além de mais uma forma de acompanharmos o Programa e propormos alguma melhoria, etc”, destacou.
A vereadora Thais Nogueira requereu informações, junto ao Executivo Municipal, sobre a possibilidade de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), que permite a articulação de políticas públicas para diminuição das desigualdades étnicas raciais, justificando que tais informações servirão para embasar estudos futuros sobre o tema.
Na área da Saúde, o vereador Eduardo Ramos requereu à Pasta informações relativas ao retorno de algumas ações dos agentes de Saúde nas EMEBs. “No início da Gestão os agentes promoviam alguns atendimentos nas escolas municipais, auxiliando no diagnóstico de alguns problemas de saúde dos alunos, inclusive oftalmológicos, entre outros, o que ajudava bastante as famílias principalmente para tratamentos precoces de algumas doenças”, justificou.
O vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto solicitou ao Conderg – Hospital Regional de Divinolândia, informações relativas à implantação de UTI Neonatal. “Há previsão para essa implantação, possibilidade para tal e quais seriam as principais necessidades para concretizá-la?”, indagou.
A regionalização da Central de Regulação de Vagas – CROSS foi tema de indicação da vereadora Lúcia Libânio ao governo estadual, entre outros órgãos. “Atualmente a Central é administrada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e une ações voltadas à regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial, podendo direcionar o paciente para qualquer cidade do Estado. A regionalização da Central de Vagas permitirá que pacientes consigam ser atendidos de maneira mais rápida, preferencialmente e quando possível em unidades de saúde mais próximas à sua residência, otimizando ações e economizando recursos”, observou.
O vereador Pedro Giantomassi, em requerimento ao Executivo Municipal, solicitou informações relativas aos serviços médicos na Saúde Mental. “Quais os médicos que trabalham no local atualmente; qual o regime de contratação desses profissionais; qual o valor recebido por hora para cada profissional?”, indagou.
A zeladoria urbana foi tema de requerimento do vereador Moraci Bállico, que solicitou à Prefeitura informações sobre serviços de recapeamento na rua Marcos Maldonado, no bairro Santo Antônio. Observou que moradores e condutores têm reclamado da má conservação asfáltica o que torna o trecho intransitável. O vereador requereu, ainda, sobre a possibilidade de limpeza e consertos na praça Antônio Joaquim Teixeira e limpeza na praça Monsenhor Adauto Vitali, ambas no mesmo bairro.
O vereador Rafael Kocian, em indicação à Secretaria Municipal de Educação e às escolas públicas e particulares, sugeriu a inclusão do conteúdo “Estudos Euclidianos” para os alunos. “O conteúdo referente aos estudos euclidianos é relevante à comunidade e o município é reconhecido internacionalmente por ser o berço de “Os Sertões”, entretanto, muitos rio-pardenses, principalmente as gerações mais jovens, desconhecem a obra e a trajetória do autor Euclides da Cunha”, observou.