Gazeta Do Rio Pardo

Padre rio-pardense completa 100 anos de vida

Roque Vicente Beraldi

Roque Vicente Beraldi saiu de São José ainda criança e há 75 anos exerce o sacerdócio

No próximo dia 17 de novembro, o rio-pardense Roque Vicente Beraldi completará 100 anos de vida e, em 8 de dezembro, completará 75 anos de vida dedicada ao sacerdócio da Igreja Católica. Ele saiu de São José do Rio Pardo ainda criança, acompanhando Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, os Claretianos.

Filho de Serafin Beraldi e Maria Bertocco Beraldi, nascido em 17 de novembro de 1921, foi coroinha na Igreja do Imaculado Coração de Maria. Ingressou no Seminário em São Paulo, em 1931 e em 1932 começou suas atividades junto ao Seminário Claret, de Rio Claro.

Em 1939 foi cursar Filosofia em Curitiba (PR) e, naquele ano também, foi convocado para prestar serviço no Exército em atividades voltadas à Segunda Guerra Mundial, entretanto, como o serviço era no Brasil, em atividades burocráticas e não à frente da batalha, conseguiu concluir o curso de Filosofia, aproveitando os finais de semana. Depois, de 1942 a 1946, cursou Teologia. Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1946.

Nestes 75 anos de atividades religiosas, atuou em Curitiba e Pinhais, no Paraná, depois, Rio Claro, São Paulo, Guarulhos, Campinas e Batatais, onde coordenou o Colégio Claretiano por vários anos.

“Não é fácil encontrar alguém que tenha a minha idade, mas o que eu tenho vem de Deus”, falou em entrevista ao jornal da Arquidiocese de São Paulo.

Como parte das comemorações do aniversário, no próximo dia 7 de novembro, domingo, às 10 horas, a comunidade católica de Batatais prestará homenagem ao sacerdote rio-pardense, em missa a ser celebrada no Santuário Bom Jesus da Cana Verde. E, no dia 17 de novembro, às 18 horas, em São Paulo, haverá missa na Igreja do Imaculado Coração de Maria, também em homenagem ao centenário de Roque Beraldi.