Entidade pede apoio da comunidade para preservar as cabanas; uma foi destruída nesta semana
O inverno está chegando, as previsões são de baixas temperaturas e, se os moradores de rua necessitam de acolhimento e lar quente, os animais que vivem nas ruas também.
Pensando nisso, nas últimas semanas, quando as temperaturas do outono foram as mais baixas do período dos últimos anos, a Ong Unir – que se dedica em atender animais abandonados, distribuiu por alguns pontos da cidade algumas cabanas.
“A Unir não tem como acolher os cães porque dependemos de lar temporário, por isso estamos fazendo casinhas para os animais de rua”, explica Alessandra Paolielo, membro da ong.
As cabanas são feitas com o uso de palets, caixas de papelão e lonas. Deixadas nas praças e pontos onde há animais de rua, a ideia é que os bichos possam entrar nos espaços nas noites geladas.
Segundo Alessandra, a construção das cabanas de palet tem custo aproximado de R$ 130,00 cada cinco unidades. “Temos o custo da lona, palets, dobradiças”, explica.
Ela não sabe ao certo quantos animais estão soltos pelas ruas, entretanto observa que neste período da pandemia, muitos foram abandonados porque as famílias não têm condições de dar alimentação, medicação ou mesmo abrigo.
“Infelizmente não temos um mapeamento atual sobre a quantidade, mas os bairros com maior número de animais abandonados, vivendo nas ruas são Cassuci, Vale do Redentor, Paula Lima e Maria Boaro”, comenta.
A Unir tem pedido doação de cobertores, roupas, ou ainda para que as pessoas acolherem um cão de rua nas noites frias. Também recomenda que se possível as pessoas coloquem casinha, caixa de papelão, comida e cobertores em locais onde haja maior concentração destes animais.
Na última semana, uma das cabanas colocadas na Praça XV de Novembro, para acolhimento dos bichos, acabou tendo a lona retirada. “Nós fazemos com amor, tem custo e demora um tempinho fazendo”, lamentou a representante da Ong. Ela disse não acreditar que tenha sido os cães, mas sim alguma pessoa.
Ela observa que as pessoas interessadas em contribuir com a causa, doando material para a construção das cabanas, cobertores e alimentos para os cães abandonados, devem entrar em contato. Para tanto, devem procurar Ong Unir – @ongunir – no Facebook.