Esta semana, representantes do Movimento Euclidiano de São José do Rio Pardo estarão em Quixeramobim, no Ceará, participando de um intercâmbio cultural, a convite da Casa de Antônio Conselheiro, no evento Conselheiro Vivo 2023.
A proposta é que seja o início de uma parceria cultural, aproximando estudiosos do nordeste e estudiosos rio-pardenses, em torno de temas ligados ao livro Os Sertões.
Antônio Conselheiro – Antônio Vicente Mendes Maciel, liderou a população de Canudos (BA), na trágica história que resultou na obra de Euclides da Cunha, a luta armada contra forças do governo, na transição do império para o sistema republicano, de 1893 e 1897. O acontecimento se tornou o livro Os Sertões, lançado em 1902, com grande parte escrita em São José do Rio Pardo.
A delegação rio-pardense, liderada pela curadora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Ana Paula Lacerda, terá participação dos professores Maria Olívia Ribeiro de Arruda, Rosângela Gomes Pereira, Nicola de Souza Costa, Rachel Bueno e Maria Aparecida Granado Rodrigues.
A convite do gestor da Casa de Antônio Conselheiro de Quixeramobim, Pedro Igor, o grupo integrará rodas de conversas, oficinas, atividades de debate e estudos sobre Conselheiro, Euclides da Cunha e a relação das cidades: Quixeramobim, Canudos e São José do Rio Pardo. A sugestão do convite se deu a partir de uma visita do professor e escritor, Bruno Paulino, que já visitou São José.
Durante a estadia, haverá ainda o lançamento do livro “Euclidesertões”, do professor Nicola Costa.