A Câmara Municipal de São José do Rio Pardo ficou lotada durante sessão desta terça, 17
Moradores de São José do Rio Pardo lotaram as dependências da Câmara Municipal nesta terça-feira, 17, com o objetivo de pressionar o Legislativo para que interceda junto à Prefeitura em relação ao reajuste na tarifa de água do município.
A população cobra dos vereadores uma posição sobre o assunto. Um abaixo-assinado foi criado com o intuito de colher assinaturas para serem encaminhadas ao Ministério Público, na tentativa de reverter a medida adotada pela Saerp – Superintendência Autônoma de Água e Esgoto, que reajustou a água em 200%.
As discussões sobre reajuste tiveram início em 2014. A Prefeitura enviou dois projetos de lei à Câmara, inclusive com emendas de vereadores, mas foram rejeitadas. Assim, a Prefeitura recorreu ao Judiciário para conseguir autonomia para o aumento. Portanto, a Câmara não mais poderia intervir no assunto.
De acordo com a administração municipal, a tarifa estava defasada (sem aumento há mais de uma década) e o valor do reajuste foi determinado pelo custo de operação do sistema, calculado por uma consultoria. Com base no estudo, o mínimo de 9 mil litros mensais passou de R$ 8,21 para R$ 24,60.
Com a pressão sobre a administração, a população espera que o aumento seja revisto.
Gazeta trará a reportagem completa sobre este e outros assuntos da semana na edição impressa deste sábado, 21.