Gazeta Do Rio Pardo

Mais de 1,1 mil pessoas estão fora da Tarifa Social em São José

Segundo a CPFL, divergência de dados tem deixado famílias fora do programa

De acordo com a CPFL Santa Cruz – concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica aos municípios da região, São José do Rio Pardo tem 1.900 cadastros de consumo atendidos pelo programa da tarifa social, que concede descontos de até 65% a consumidores de baixa renda. Essa quantidade poderia chegar a 3 mil consumidores.

A quantidade de beneficiários poderia ser maior, de acordo com a empresa, mas a divergência de dados das famílias de baixa renda acaba dificultando a inclusão delas no programa.

“Estar com dados no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, desatualizados ou divergentes em relação às informações constantes na conta de energia pode ser um dos motivos para não receber o benefício”, diz a empresa, destacando que com os dados atualizados, as famílias podem ser incluídas automaticamente no sistema.

De acordo com a empresa, atualmente nos 45 municípios que ela atende, são beneficiados 48,5 mil clientes com a Tarifa Social, mas esse número poderia ser de aproximadamente 80 mil.

“Algumas vezes, o beneficiário inscrito no CadÚnico não é o mesmo integrante da família que aparece como titular da conta de energia. Outras vezes, o nome não está escrito da mesma forma nas duas plataformas ou o consumidor possui um endereço no cadastro do governo e outro no sistema da distribuidora de energia. Essas são algumas das divergências que impedem a qualificação automática do cliente para o benefício”, explica Rafael Lazzaretti, diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia.

Os descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica variam de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo.

Uma vez que o cliente está cadastrado no CadÚnico, a CPFL faz o cadastro automático para a Tarifa Social. Portanto, se o cliente já está inscrito no CadÚnico ou Benefício de Prestação Continuada (BCP) e ainda não é beneficiado pelos descontos da Tarifa Social, o primeiro passo é certificar de que os dados do CadÚnico ou BPC são os mesmos da conta da CPFL.

Para se cadastrar no CadÚnico ou para atualizar dados cadastrais, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. 

Em caso dúvida os clientes também podem entrar em contato com a CPFL no site cpfl.com.br, na aba sobre Tarifa Social.

São elegíveis ao benefício 

-Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; 

-Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha entre seus integrantes portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) e necessite fazer tratamento, procedimento médico ou terapêutico com uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam de energia elétrica;

-Família indígena ou quilombola inscrita no CadÚnico;

-Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos artigos 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993;