Dados coletados devem ajudar o governo no planejamento das políticas de saúde
A Agência do IBGE em São José do Rio Pardo informa que alguns moradores da área urbana e também da área rural de todos os municípios da região serão visitados por pesquisadores, por conta da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023.
Nos próximos quatro meses, agentes de coleta irão visitar aproximadamente 133 mil domicílios, em mais de 2.500 municípios em todo o país e São José do Rio Pardo tem a amostra mais representativa de todos os municípios da região, principalmente na zona rural.
O objetivo da pesquisa é fazer uma avaliação do estado de saúde e satisfação com o atendimento no serviço de saúde; o questionário também faz um levantamento sobre a situações da vida familiar, filhos, entre outros.
Além disso, pela primeira vez, o IBGE perguntará tanto a orientação sexual quanto a identidade de gênero dos brasileiros.
Essa é uma pesquisa domiciliar amostral, ou seja, entrevista somente alguns domicílios que foram selecionados por métodos estatísticos para representar o país.
A partir dos dados dessa pesquisa, o Ministério da Saúde pode pensar e repensar o planejamento de saúde, após um longo período sem coleta de dados robustos sobre as temáticas tratadas na pesquisa, inclusive com dados inéditos.
A divulgação dos primeiros resultados está prevista para ocorrer no último trimestre de 2024.
Os entrevistadores do IBGE estarão portando crachá de identificação e dispositivo de coleta e estarão trabalhando inclusive à noite e nos finais de semana.
É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do entrevistador. Em caso de dúvida o telefone da Agência de São José do Rio Pardo é (19)3608-5647.