Gazeta Do Rio Pardo

IBGE abre atendimento aos não recenseados

Imagem da internet ( Valor Economico)

Segundo a chefe de agência do IBGE de São José do Rio Pardo, Denise Sernaglia Capoano Mantovani, a cidade ainda tem uma quantidade considerável de recusas, domicílios com moradores ausentes (aqueles visitados em diversos horários, porém, sem atendimento dos moradores, por não terem sido encontrados no local). Esses domicílios estão sendo revisitados pela supervisão e estão sendo entregues e-tickets para preenchimento on-line.

“Estamos fazendo também a verificação de todos os endereços vagos e de uso ocasionais para garantir a qualidade dos registros feitos pelos recenseadores”, destaca Denise Capoano.

Denise reforça que os números divulgados pelo IBGE há duas semanas foram apenas uma prévia da população, atendendo obrigação legal junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). É com base nos números informados que o órgão promove a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Sendo assim, estamos com uma nova etapa da coleta, que é a abertura do Disque Censo, em que a população pode entrar em contato telefônico através do número 137 e informar seu endereço e telefone de contato, caso não tenha respondido ainda ao questionário do Censo”.

Por meio do contato telefônico, quem ainda não foi contatado presencialmente pelos recenseadores poderá solicitar a visita de um representante do IBGE.

Ela observa ainda que antes de contatar o 137, é necessário que o morador converse com seus familiares residentes em seu domicílio e garanta que nenhum deles tenha respondido ao Censo.

O agendamento das entrevistas pelo número 137 é gratuito, e estará disponível até o final do mês de janeiro de 2023. O horário de funcionamento do “Disque Censo” é de segunda à domingo, das 8h00 às 21h30.