Gazeta Do Rio Pardo

Gazeta estreia nova coluna política na próxima edição

Leandro é jornalista e escritor desde 1994

Política e mercado são os assuntos tratados pelo jornalista Leandro Mazzini, direto de Brasília

A partir da próxima edição, de 6 de maio, Gazeta do Rio Pardo passa a publicar a Coluna Esplanada, do jornalista Leandro Mazzini, cujo trabalho é veiculado em cerca de 50 jornais ou revistas em diferentes estados do país, o que inclui capitais e cidades de pequeno, médio e grande portes.

Mazzini é jornalista e escritor desde 1994, tendo passado por veículos como Jornal do Brasil, Agência Rio, Correio do Brasil, Gazeta Mercantil, apresentou os programas Frente a Frente e Tribuna Independente na Redevida de Televisão, sendo atualmente comentarista político semanal em rádios como JK FM (Brasília), Super Tupi (RJ).

Com uma equipe de repórteres e colaboradores, a Coluna Esplanada é editada há 11 anos, apresentando além do cotidiano dos bastidores políticos, outros assuntos de áreas como Educação, Segurança, Economia e Judiciário.

“Levar a Coluna Esplanada para Rio Pardo, sobre os assuntos de política e mercado, vai ser uma honra. Rio Pardo vem a somar a outros lançamentos que estou fazendo em maio. Minha redação é uma família, somos eu – editor e quatro repórteres, com a secretária. Temos correspondente em Salvador, Rio e São Paulo. Estou colunista da Revista Istoé. Estamos hoje chegando a 50 (cinquenta) jornais”, comentou o jornalista em entrevista que foi ao ar pela Rádio Difusora nesta sexta-feira (28).

“Por quê Rio Pardo? Além da importância da cidade para nosso portfolio, a importância do jornal que é a Gazeta, para Rio Pardo e para a região”, explicou ele, destacando mais adiante que é um dos poucos jornais centenários para os quais colabora.

Poder e política

De acordo com o jornalista, o foco da Coluna Esplanada é o que acontece de importante nos poderes e que impactam diretamente na vida dos cidadãos. “A gente noticia Brasil. O que seja segurança pública, saúde, soberania nacional e outros assuntos correlatos, de projetos de leis, decisões na Câmara, STF, Palácio do Planalto, Ministério da Justiça, que reflitam diretamente na sua vida. É isso o que a gente publica, por isso a coluna tem dado certo nestes 11 anos”.

Leandro Mazzini, que recentemente veiculou na sua coluna uma nota acerca da polêmica envolvendo o projeto do viaduto em São José do Rio Pardo, enalteceu o papel da imprensa que persiste, em meio ao formato tecnológico, tal qual Gazeta do Rio Pardo.

“A imprensa, não só por causa da ascensão da internet de 2000 para cá, tem sido o setor que mais está sofrendo transformação no mercado. É o setor que mais precisa se reinventar para se manter. Muitos jornais estão fechando. Eu parabenizo a direção e o esforço de toda a equipe, por manter a Gazeta impressa. Além do romantismo é uma questão de necessidade, de utilidade pública”, argumentou.

Conforme disse Mazzini, sempre houve controvérsias na relação da política com a imprensa, citando o ex-deputado Miro Teixeira (RJ), segundo o qual “político não gosta de notícia, gosta de poder. Principalmente aquele político que se apega ao poder”.

“Eu lido com política há 25 anos. Existem muitos bons políticos, que fazem a coisa andar. Nós publicamos a boa política na Coluna Esplanada, para mostrar a todos que há um esforço coletivo para fazer a política do bem”, completou.