A Secretaria da Educação promoveu uma palestra aos professores da rede municipal de educação para esclarecer a implementação do serviço de fonoaudiologia, que será oferecido aos alunos da rede. A palestra foi proferida pela fonoaudióloga Maria Paula Ocanha Jorge, quefalou aos presentes sobre a fonoaudiologia educacional e a importância do envolvimento dos professores e familiares no processo.
“Hoje o número de crianças com dificuldade de fala, escrita, leitura, alfabetização, realização de cálculos, produção de textos e até mesmo da interpretação tem sido cada vez maior e, sendo a fonoaudiologia a profissão da comunicação, seja oral ou escrita, isso a torna extremamente funcional dentro do ambiente educacional”, disse a palestrante.
O trabalho começou com polos dentro das escolas e implica no encaminhamento do aluno por parte do professor, triagem para identificar as necessidades de cada um e, se necessário, atendimentos semanais com o aluno. Pretende-se ainda oferecer oficinas, atividades, orientações e tudo que for necessário para garantir o bom desempenho do aluno, seja na área da prevenção ou de acompanhamento especifico. Esse trabalho será realizado com alunos, educadores e família.