Como parte das etapas do projeto “Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola”, os alunos dos sextos anos da Emeb Prof.ª Stella Maris Barbosa Catalano (CAIC) receberam este ano a cartilha da Justiça para levar para casa e compartilhar os temas nela focalizados com seus familiares.
Já em sala de aula, os professores de Língua Portuguesa realizaram a leitura da cartilha juntamente com os alunos, promovendo discussões, debates e esclarecimentos sobre os assuntos relacionados à justiça e cidadania. Posteriormente, os alunos produziram textos e desenhos relacionados aos temas, sempre auxiliados pelos professores de Língua Portuguesa e Arte.
Dando prosseguimento ao projeto, na sexta-feira da semana anterior, 23 de agosto, o juiz de direito Wyldensor Martins Soares esteve presente na Emeb Prof.ª Stella Maris Barbosa Catalano para realizar uma palestra explicando, de forma prática, os conteúdos disponibilizados na cartilha aos alunos. Estes, por sua vez, fizeram perguntas sobre os temas nela abordados.
A próxima etapa do projeto envolve a seleção de alunos para visitarem e conhecerem o Fórum local no mês de dezembro, culminando com o encerramento da iniciativa na escola, neste ano de 2019.
“A relevância desse projeto reside no fato de que justiça e cidadania são conceitos fundamentais para que os direitos humanos sejam garantidos com vistas a uma sociedade mais igualitária e justa, na qual os cidadãos estejam cientes de seus direitos e deveres para a boa ordem social, de modo que os ideais amparem-se no bem comum, no âmbito civil e político, conquistados com a prática da justiça e da cidadania, termo esse que, na plenitude de sua força, conota a ideia de uma participação consciente e voluntária na totalidade dos deveres e direitos cívicos, o exercício, assim, da cidadania”, diz a mensagem oficial contida na cartilha distribuída aos alunos.