Apenas uma chapa se inscreveu para a eleição do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos de São José do Rio Pardo. A votação, realizada na última terça-feira, 9, não alcançou o quórum necessário para validação do processo e nova data deverá ser marcada.
Atualmente são 904 servidores sindicalizados e 893 estão aptos a votar – um dos requisitos é estar filiado há, no mínimo, seis meses.
Para a votação foram disponibilizadas 7 urnas em diferentes setores da Prefeitura. Não houve urna itinerante, por conta das medidas de contenção à propagação da pandemia.
Para ser validado, o processo precisava do comparecimento de 1/3 (um terço) dos sindicalizados aptos ao voto, o que totalizaria 298 pessoas. Ao final do período, apenas 215 sindicalizados registraram participação, ou seja, abaixo do quórum necessário.
Com este resultado, segundo o regimento do Sindicato, terá de ser marcada uma nova convocação para a eleição, a qual deve alcançar quórum mínimo de 20%, ou seja, 179 pessoas.
Chapa Única
A atual presidente do Sindicato, Cleonice Aparecida Ludovique Callegari, está no posto há dez anos. Faz parte da diretoria há 15, disse que está cansada e decidiu não concorrer a um novo mandato. Vai cuidar da saúde e pretende se aposentar do serviço público municipal – onde é professora.
Segundo ela, nunca uma eleição havia deixado de alcançar o quórum mínimo. “É algo novo e vamos nos reunir com o Jurídico para analisar e discutir o assunto”.
Apenas a chapa do funcionário Alexandre Ricardo dos Santos (presidente) e Andréa Cristina Pegorin (vice) estava inscrita para concorrer à eleição. Conforme estabelece o Estatuto, para a segunda convocação eleitoral, que ainda não tem data marcada, a mesma chapa permanece inscrita.