Gazeta Do Rio Pardo

Decoração natalina rio-pardense recebe investimento de R$ 30 mil

Informações foram passadas à imprensa na Casa Euclidiana no dia 2

Custeio está sendo dividido entre Associação Comercial e Industrial (ACI), Sincopar e Prefeitura

Em uma coletiva de imprensa ocorrida quarta-feira, 2 de dezembro, na Casa de Cultura Euclides da Cunha, foram divulgados os detalhes da decoração da praça central e na avenida Brasil. O encontro teve a participação de Ana Paula Lacerda, diretora de cultura, Iury Feres Abrão, presidente do DEC, Paulo Vedovato, secretário municipal de turismo, Maria Rosa, representando a ACI, e representante do Sincopar. Foi revelado que R$ 30 mil foram aplicados na decoração de Natal deste ano.

“Desde 2017, quando assumimos o DEC, graças à parceria da ACI, Sincopar e Sincomérciários, conseguimos realizar o Natal durante todos esses anos. Sempre foi muito difícil, cada ano era um desafio, mesmo com a falta de alguns recursos nós fizemos acontecer. Esse ano não será diferente. Nós nos reunimos, ACI, Sincopar, Prefeitura e DEC e decidimos que não vamos passar esse Natal em branco. Muitas pessoas da cidade até acharam que não teria, mas vamos fazer”, disse a diretora de cultura.

“Já tínhamos alguns projetos, um sonho de fazer um Natal maravilhoso, sabemos que a cidade tem um potencial imenso, mas é necessário um certo investimento para isso. Em nossa reunião, conversamos sobre o que cada um tinha para contribuir com a realização do Natal 2020. Através dessa conversa começamos a nos movimentar. Fomos atrás de elaboração de projetos 3D, entramos em contato com empresas de decoração, fizemos orçamentos e por fim conseguimos fechar com uma empresa que caiu muito bem dentro do nosso orçamento, e vamos conseguir realizar o Natal”, completou Ana. 

Decoração

Segundo a diretora de cultura, a decoração será concentrada na praça da Matriz. Algumas iluminações já foram colocadas, mas ainda faltam alguns enfeites para terminar a decoração, que não foram colocados ainda por causa da chuva. “Além da Matriz, também vamos decorar a Avenida Brasil, que é a principal entrada da cidade, colocaremos iluminação nela e alguns artigos natalinos”, afirmou Ana Paula.

“A fonte luminosa tocará música, o que será um ótimo atrativo. O objetivo principal é envolver as pessoas que chegarem no município com todo esse ambiente”, disse Iury.

Investimento

Ana Paula relatou que o investimento para o projeto inicial ficaria em torno de R$200 mil. “Mas conseguimos abaixar o valor, estamos gastando R$ 30 mil com o Natal. Lembrando que não é dinheiro da Prefeitura, ela está dando materiais que já tínhamos e assistência com uma equipe de funcionários, além disso, também está cedendo a parte operacional. A ACI está fazendo a parte da iluminação, o Sincopar nos deu uma verba e fomos até São Paulo para comprar algumas coisas que serão utilizadas na decoração”, explicou.

Maria Rosa Della Torre, representante da ACI, detalhou o investimento que a Associação concedeu ao município.

“Todo ano a ACI faz o Show de Prêmios de Natal. Investimos para o associado ter algum retorno. Tivemos duas reuniões com a diretoria da ACI e chegamos no consenso de que seria melhor não fazer o evento este ano. Fizemos uma pesquisa com os associados, e por conta da pandemia, todos optaram por não realizar o Show de Prêmios. Revertemos o valor do investimento que seria usado para organizar o show, e direcionamos o dinheiro para ajudar na decoração da cidade. A decoração atrai as pessoas para virem até o centro da cidade, e fomenta o comércio. Dessa forma, os comerciantes terão um retorno. Além desse valor que destinamos, a ACI vai investir também na mídia, inclusive na EPTV. Vamos divulgar a cidade pela EPTV. O intuito da ACI é trazer o maior número de pessoas de fora para São José. Geralmente todo ano o orçamento da ACI para o Natal fica em torno de 40 mil reais. Este ano, o mesmo valor será investido e dividido entre a decoração da praça e divulgação na mídia”, disse.

“Queremos dar mais visibilidade à cidade e conforto à população. Esse ano foi muito difícil, tanto para a família como para os empresários”, completou Maria Rosa.

Sem programação na praça

“Infelizmente esse ano não teremos programação natalina na praça, como nos outros anos que fizemos shows ao vivo. Por conta da pandemia optamos por não fazer. Algumas atividades irão acontecer online, mas ainda não foi decidido o conteúdo. Alguns projetos patrocinados pela Lei Aldir Blanc fazem parte de uma programação natalina, estamos analisando ainda. Mas vamos juntar os projetos que foram enviados para realizar a programação da cidade”, prosseguiu a diretora Ana Paula.

Por medidas de segurança, não haverá a presença do Papai Noel na praça, o que acabaria gerando aglomeração. No entanto, segundo Iury, o Papai Noel desfilará de carro na abertura do comércio pelas ruas da cidade, no dia 7 de dezembro.

Colaboração e segurança

“Gostaria de pedir para que a população contribua e cuide, não apenas da decoração, mas dela própria. Ás vezes vou à noite na praça, vejo criança pulando na fonte, mexendo nas luzes, e os pais rindo. Então faço um apelo, isso é uma questão de segurança e até de educação do próprio cidadão. Teremos um suporte de segurança na praça, mas é importante que a própria população colabore e tenha consciência. A cidade é nossa, queremos receber as pessoas aqui, acolher a todos. Precisamos nos ajudar”, pediu Ana.

Aumento no consumo

De acordo com a diretora de cultura, o intuito é atrair as pessoas para que comprem na cidade e fomentem o comércio local. “Estou bem satisfeita com nosso Natal. Quanto mais pessoas vierem para a cidade, mais o consumo aumentará, e isso trará mais dinheiro e impostos para São José. Que isso continue e aumente mais ainda nos próximos anos”, encerrou a diretora de cultura.