Nova alimentação deverá chegar a todas as escolas do Estado somente no próximo ano
A alimentação passou a ter “cara nova” nas escolas estaduais de São Paulo, mas deve atingir as diretorias de ensino do interior, incluindo a de São João da Boa Vista, somente em 2018. A chef Janaina Rueda, uma das mais respeitadas profissionais de gastronomia do Brasil e que é casada com o chef rio-pardense Jefferson Rueda, gerenciou a mudança no cardápio, dentro de amplo projeto da Secretaria, chamado ‘Cozinheiros da Educação’.
O projeto continua este ano. A proposta da Secretaria é oferecer às crianças e jovens matriculados em mais de 2.000 escolas estaduais – que fazem parte da distribuição da alimentação centralizada – uma refeição nutritiva, equilibrada e apetitosa.
A mudança começou ainda nas férias de julho, com os estudos para a criação de 10 novos pratos, pensados e elaborados pela chef Rueda. Estes pratos têm a característica de serem sempre preparados com alimentos in natura, frescos. A lista inclui receitas com peixe, frango e carne bovina. Na elaboração, foram considerados o paladar dos estudantes e as taxas nutricionais necessárias para cada refeição. Estrogonofe, refogado de carne moída, macarrão com sardinha e até uma opção vegetariana estão no menu.
Com a substituição de produtos enlatados de origem animal, a partir de agora, só vão entrar nas cozinhas destas escolas alimentos frescos e prioritariamente integrais. Os alimentos enlatados serão substituídos gradativamente, já que muitas escolas têm estoques. A adesão dos alunos e a aprovação dos pais motivou a Secretaria a continuar e expandir a iniciativa.
Por se tratar de uma rede com cerca de 5.000 escolas, espalhadas por 91 Diretorias de Ensino, a Secretaria também organizou um plano estratégico para formação e profissionalização de merendeiras e empresas terceirizadas. Afinal, serão elas as responsáveis pela produção diária dos pratos. Por isso, na fase já estabelecida, mais de 2.000 profissionais da capital receberão cursos teóricos e práticos com técnicas de preparo.
Após a turma inicial de 210 merendeiras, treinadas no ano passado, as demais passarão por cursos no primeiro e segundo semestre de 2017. Quem está à frente desse treinamento é a própria Janaina Rueda, com auxílio da equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DEAA) da Secretaria.
Receitas
As 10 receitas elaboradas pela chef Janaina Rueda estão na página da Secretaria da Educação na internet: educacao.sp.gov.br. Outras receitas variadas e que podem ser preparadas com os alimentos fornecidos pela Educação também estão disponíveis online. Na página, tanto aqueles que preparam a merenda quanto os alunos e professores podem avaliar a receita no cardápio interativo.
Fonte: Gazeta do Rio Pardo