Gazeta Do Rio Pardo

Comissão acompanhará o Projeto Vivaleite

Foi nomeada esta semana uma comissão para acompanhar as atividades, no município de São José do Rio Pardo, do Projeto Estadual do Leite “Vivaleite”, desenvolvido por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

A comissão tem três titulares e três suplentes, sendo eles representantes: da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Os integrantes da comissão deverão acompanhar os detalhes do projeto no município: fornecedores do leite, preços, qualidade e distribuição do produto às famílias carentes cadastradas etc.

Criado em 1999

Projeto Vivaleite é considerado o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1999, distribui anualmente 75 milhões de litros de leite enriquecido, beneficiando mais de 420 mil famílias em todo o estado.

Participam do programa crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Na Capital e Região Metropolitana, idosos acima de 60 anos também podem se cadastrar no projeto. A prioridade é atender famílias com renda mensal de até 1/4 de salário mínimo per capita. Por mês, cada beneficiário recebe 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D. O Vivaleite ajuda no combate a anemia ferropriva.

O Vivaleite está presente em 606 municípios do interior e 39 na capital e Grande São Paulo. Participam 1.500 entidades, que distribuem o Vivaleite para capital e região metropolitana. No interior são 2.047 postos de distribuição por meio das prefeituras.

No total são 322.790 crianças atendidas em todo Estado, sendo 105.728 na região metropolitana e 217.062 no interior. Na Capital são 819 entidades parceiras; e na Grande São Paulo, a distribuição é feita por meio de 681 entidades assistenciais, totalizando 1.500 parceiros. Em 2018, o orçamento do Programa Vivaleite totalizou cerca de R$ 170 milhões.