Gazeta Do Rio Pardo

Cidade teve 177 moradores de rua, de janeiro de 2018 a maio de 2020

Imagem ilustrativa da internet

Fernanda disse que, de janeiro de 2018 até maio de 2020, 177 pessoas foram abordadas pela SAIS como sendo moradores de rua, dos quais 66 eram do município e 111 de outras cidades. Ao todo foram 24 mulheres e 153 homens contatados em dois anos e meio, com 24 pessoas atualmente cadastradas no CadÚnico para receber benefício do governo federal (Bolsa Família).

“São pessoas que não ficam num mesmo lugar, transitam muito dentro do município e é difícil mensurar um número diário fixo deles. Foram contempladas 38 pessoas com o benefício da passagem, lembrando que, devido a pandemia, esse benefício foi interrompido, até porque há cidades fechadas e o número de ônibus diminuiu muito”, comentou ela.

Daniel considera esse trabalho com moradores de rua “angustiante”, explicando que muitos deles não querem voltar para sua cidade de origem e nem pretendem mudar de vida. “Nos preocupa sobretudo com o frio, mas fazemos aquilo que é possível”, frisou.

A SAIS já entregou aos moradores de rua máscaras e cobertores, tendo recebido há poucos dias mais cobertores para doação.