Cerca de 20 mil eleitores rio-pardenses ainda não realizaram o cadastro biométrico
No último sábado, 13 de abril, aconteceu um plantão de recadastramento biométrico no Cartório Eleitoral de São José do Rio Pardo e cerca de 100 pessoas foram atendidas. Na segunda-feira, dia 15, quando o atendimento ao público foi das 9 horas às 18 horas, o total de pessoas recadastradas chegou a 120. E a meta do Cartório Eleitoral, a partir desta próxima semana, é chegar a 180 atendimentos diários. A cidade tem hoje cerca de 42 mil eleitores.
As informações são de José Valdir da Costa Calado, chefe do Cartório Eleitoral rio-pardense. Ele explicou que, de segunda a sexta-feira, o horário a partir de agora será sempre das 9 horas às 18 horas porque a expectativa é de aumento de procura por parte dos eleitores. Isso porque, além dos veículos de comunicação que já divulgam a biometria obrigatória e o cadastramento biométrico, carros de som passarão a percorrer as ruas de São José do Rio Pardo e o serviço também estará sendo divulgado na internet.
Até dezembro
Esse trabalho continuará até dezembro deste ano. A documentação necessária para fazer o cadastramento biométrico é o título de eleitor, o RG e o CPF. “É importante ressaltar que o recadastramento é obrigatório”, lembra Valdir. “Independente da idade, as pessoas devem vir ao cartório. Após os 70 anos elas estão desobrigadas a votar, mas ainda são obrigadas a fazer o recadastramento eleitoral”.
“Nós começamos o recadastramento biométrico em São José do Rio Pardo no ano de 2014. Já ultrapassamos 52% da população que realizou o cadastro. Temos uma estimativa de 20 mil eleitores que ainda precisam vir recadastrar. A nossa solicitação é que os eleitores compareçam o mais rápido possível através de agendamento. Aqueles que não puderem agendar, podem vir ao Cartório que nós faremos o atendimento entre um e outro agendado, para que eles participem de modo efetivo, e não deixem para o final do ano. Lembrando que as pessoas que agendaram tem prioridade”, observou o chefe do cartório.
Quem não possui internet pode se dirigir até a Biblioteca Pública Municipal para realizar o agendamento. Deste modo, o munícipe poderá marcar o melhor dia e horário para comparecer ao Cartório Eleitoral.
Título
O título de eleitor é um documento fundamental, até mesmo em casos de concursos públicos. “As pessoas que não estão com o título regular no que diz respeito a esses concursos, mesmo que passem na prova, não podem tomar posse do cargo. Outra questão está relacionada ao CPF, a Receita Federal pediu para o governo interligar o banco de dados com o cadastro da Justiça Eleitoral. No caso de haver cancelamento de título, ou da pessoa ter algum problema no título de eleitor, isso vai refletir no CPF. O cidadão pode ficar impedido até de realizar compras. Até mesmo prejudicar a prestação de serviços da polícia federal, acarretar problemas na expedição de passaporte ou certidões. Estar regular com o título de eleitor é primordial para que a pessoa não tenha problemas”, conclui Valdir.