Alunos terão de apresentar termo de responsabilidade assinado pelos pais
Decreto publicado no final da tarde desta sexta-feira, pela Prefeitura, autorizou a retomada das aulas presenciais da rede municipal a partir do dia 19 de abril, portanto, segunda-feira. Em comunicado distribuído aos pais de alunos, a secretária municipal da Educação, Ana Beatriz Feltran Maia, informou na quinta-feira, que as aulas presenciais seriam retomadas no dia 26 de abril nas escolas públicas da rede municipal.
Tanto o decreto quanto o comunicado informam que a presença na sala de aula deverá obedecer ao percentual máximo de 35% de alunos por turma, de modo que haverá revezamento ao longo da semana, ou seja, parte das aulas será presencial e parte será remota. A medida segue protocolo sanitário para evitar aglomerações. Ainda de acordo com o informativo da Secretaria, a organização do revezamento ficará a cargo de cada unidade escolar, e será informada aos pais de alunos que tiverem autorização para o retorno presencial.
Cronograma
Antes do retorno às atividades presenciais, na semana de 19 a 23 de abril, os professores continuarão desenvolvendo atividades remotas com os alunos.
Nos dias 19 e 20 de abril, os gestores escolares receberão as famílias dos alunos que forem autorizados ao retorno presencial e nos dias 22 e 23 a acolhida será aos professores que irão ministrar as aulas.
Ainda de acordo com o documento distribuído aos pais, os alunos que frequentarão as aulas presenciais deverão apresentar a declaração de responsabilidade assinada pelos responsáveis e quem não assinou, deverá procurar a unidade escolar do aluno.
Acerca dessa “declaração de responsabilidade”, a redação fez contato com a Prefeitura, para saber exatamente a que ela se refere e, por meio da assessoria do gabinete, a secretária disse que “É um termo de responsabilidade e ciência do pai ou responsável que autoriza o retorno do aluno(a) às aulas presenciais”.
Conforme orienta o Plano São Paulo, o retorno presencial às aulas não é obrigatório na atual fase, uma vez que também é oferecido o ensino remoto.
“É de extrema importância a comunicação entre a Escola e Família para que tenhamos sucesso no controle da COVID-19, sendo assim é de responsabilidade da família informar a escola caso haja algum caso suspeito em sua casa, lembrando que os sintomas da COVID-19 são parecidos com os da gripe/resfriado comum, portanto não deverá frequentar as aulas presenciais até que seja descartada a possibilidade de infecção”, alerta o informativo distribuído aos pais de alunos da rede municipal.
Além de lembrar as questões relacionadas aos protocolos de segurança relacionados ao distanciamento, a Secretaria observa ainda que o uso da máscara é obrigatório para todos os alunos a partir de 3 anos de idade.