“A técnica é indicada para quadro de dor, tensão muscular e quadros emocionais”, diz acupunturista
No sábado, dia 15 de junho, o espaço Atletinhas recebeu a acupunturista Lia Polegato Castelan, para ministrar um curso de ventosaterapia para alguns profissionais da área da saúde interessados na técnica. Em entrevista para o repórter Luis Fernando Benedito, Lia explicou sobre a terapia chinesa.
“Ventosa é uma técnica de medicina chinesa, onde utilizamos o vácuo para promover a saúde e o bem estar para a pessoa que vai receber. A ventosa é aplicada aqui no ocidente com uma seringa de pressão e com copinhos de acrílico. Fazemos a sucção de determinadas regiões da pele, podendo deixar fixo ou em movimento”, relata.
Benefícios
“Ela vai resolver obstruções musculares, nódulos de tensão, e obstruções energéticas. A técnica atua nos sintomas físicos e emocionais. Atua no local onde é aplicada, mas a partir da lógica da teoria de canais de que a gente tem meridianos pelo corpo, que é próprio da medicina chinesa, conseguimos trabalhar também órgãos internos a partir dessas aplicações que são feitas na pele. Ela contribui com a circulação sanguínea no local, relaxamento, bem estar, diminuição de dor. Potencializa também o uso de pomadas anti-inflamatórias em locais de dor, e substâncias de aromaterapia. É uma técnica muito indicada que ajuda as pessoas nesse turbilhão de estresse que temos no dia a dia. Além de melhorar a circulação de líquidos no corpo, eliminar edemas, inchaços, a gente pode ajudar em conjunto com outras técnicas a mobilizar gordura, e também na parte facial, massagear e melhorar aquela musculatura, induzir a produção de colágeno, entre outras coisas”, completa a acupunturista.
Indicação
De acordo com Lia, qualquer pessoa pode fazer a ventosaterapia. Ela é indicada para o quadro de dor, tensão muscular, e até mesmo quadros emocionais. “Crianças podem fazer, idosos, não tem contraindicação”, afirma.
Curso
“Foi o espaço Atletinhas que fez o contato e permitiu que eu viesse. Esse curso é voltado para profissionais da área da saúde. Vieram participar muitos fisioterapeutas, professores de educação física, enfermeiros, esteticistas e massoterapeutas”, prossegue.
Sessões
A quantidade de sessões necessárias dependerá do caso de cada paciente. “Ela pode ser usada até mesmo no pós-treino dos professores de educação física. Todo final de treino ele pode fazer essa técnica para ajudar a potencializar os benefícios”, encerra Lia.
Espaço Atletinhas
O Espaço Atletinhas fica localizado na Rua Marechal Deodoro, 205, no Centro. Para mais informações, contato pelo telefone (19) 98393-1202.